COISAS QUE ATIVAM NOSSA MEMÓRIA E
PODEM LEVAR A INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS
Estou me recuperando de seqüela de meningite, com grande dificuldade de memória, e todos os dias escrevo um pouco de um diário para apresentar ao médico e também para recordação futura.
Hoje, conversei muito na cama de manhã e, quando fui começar a escrever, não tinha nenhuma lembrança de ter tido qualquer sonho.
Mais tarde, fui ler um pouco e escolhi , onde li que o espírita:
“...crê que o nosso cérebro é apenas o instrumento utilizado pelo espírito, este um ente imaterial dono do nosso caráter. O cérebro, segundo deduzi do artigo, equivale a um sofisticado aparelho de comunicação. Se houver nele algum defeito, o espírito não tem como transmitir sua mensagem, que se efetua através das palavras e atos humanos, ou seja, do corpo. Assim, se levamos um golpe na cabeça e perdemos a consciência, isso é conseqüência de avaria do aparelho transmissor usado pelo espírito.
Assim que li essas palavras, recordei que havia sonhado que estava ajustando os pedaços de um rádio quebrado, e ele estava começando a funcionar. Aquela lembrança me trouxe outra, e eu verifiquei a minha lista de artigos, encontrando .
Veio-me um pensamento analítico: se eu não tivesse lido o artigo do Anticristo, mas houvesse ocorrido a queda de algum aparelho em minha casa, o efeito sobre a minha memória teria sido o mesmo, e, para muitas pessoas, meu sonho teria sido uma premonição do fato. Para mim, entretanto, ele é muito mais um reflexo da minha preocupação com a recuperação da memória, que anda defeituosa como um aparelho quebrado. Quando li meu artigo, encontrei alguns exemplos corroborativos da minha atual conclusão, assim senti que, apesar do problema de memória, meu raciocínio não está ruim. Vejam.
|