No texto “ATENDENDO A APELO DO JOÃO”, o Clésio publicou o código da pop-up de publicidade do BHBUSCA. É a isso que ele anda chamando de “robot clicante”.
Se você clicar na figura acima, você irá abrir o BHBUSCA. A pop-up irá aparecer no alto à esquerda, como a figura que você está vendo.
Veja, no exemplo, que, se você posicionar o mouse sobre a figura que aparece, você verá uma mensagem informando o assunto a que a figura remete. Se você se interessar pelo assunto, você clica na figura, e a página procurada irá se abrir. Você não é levado automaticamente à página, e sim irá ler se for a sua vontade.
Isso pode ser chamado de robot clicante?
Ele reclama também que o internauta não sabe que o assunto está na Usina de Letras. Por acaso, ao leitor interessa onde está o texto? O que interessa é o conteúdo. A informação procurada não terá maior ou menor valor por estar na Usina de Letras ou em outro servidor.
Essa intriga toda é só por causa do placar. Mas que mal há em divulgar os textos para obter mais leituras? Onde eu falo da “Fonte da Juventude”, a mim interessa que as pessoas conheçam meu livro e o adquiram. Agora, alguém acha desonestidade eu fazer minha publicidade só porque com ela terei mais leituras!
Isso é um espanto! Se eu pusesse uma pop-up que se abrisse com meu texto da Usina de Letras, até se poderia dizer que eu estivesse levando o internauta automaticamente ao meu texto. Mas eu apenas mostro que o texto existe, e ele é lido por quem quiser lê-lo. Isso é robot clicante?
Participe da
|