“O comércio foi uma das primeiras atividades econômicas da humanidade. Nas sociedades primitivas existia o denominado comércio "mudo", no qual os membros de uma tribo depositavam em um lugar neutro os objetos excedentes e depois regressavam para recolher o que em troca a outra tribo houvesse deixado. O escambo ou troca era um meio habitual de transações comerciais antes da invenção da moeda. A Pesquisa Anual de Comércio do IBGE, constatou que o número de empresas e empregados do setor aumentou; enquanto o faturamento das empresas e os salários dos comerciários diminuíram.” (Agenda Elefante).
Onde ocorriam essas tão honestas trocas? Penso eu que isso é idéia daqueles que crêem que o homem era bom e ficou ruim. Gente honesta sempre existiu; mas é difícil acreditar que tenha havido uma época sem desonestidade. Se até os irracionais lutam para tomar o que outros têm, acho difícil que essa humanidade primitiva fosse bem-sucedida nesse ato de confiança. Se faziam isso, deve ter parado quando viram o quanto de calote estavam tomando.
Agora, que “o faturamento das empresas e os salários dos comerciários diminuíram” nesses últimos anos é um fato fora de discussão. Algumas poucas até tem faturado bem, mas um número muito pequeno de grandes empresas, entre elas os bancos, os maiores beneficiados do infortúnio dos trabalhadores.
|