Li o seu “Caminho dos que pesquisam a verdade”, e estive observando que, não obstante todo o desenvolvimento científico atual, as coisas não mudaram muito. O endurecimento dos religiosos naquele tempo era até mais justificável do que hoje.
No tempo de Galileu, o cabeças da igreja, em sua grande ignorância, queriam manter o que eles pensavam ser a “VERDADE” a todo custo. Faziam absurdos pela fé. Nem cogitava que houvesse razão da parte dos que diziam alguma coisa discordante das palavras divinas.
Hoje, a coisa parece mais absurda ainda. Felizmente, nenhuma igreja tem o poder para nos obrigar a aceitar idéias primitivas. Se pudessem, fariam conosco tudo que fizeram no passado. Hoje a ciência mostra de forma tão clara que o pensamento bíblico era completamente dissociado da realidade universal, que alguns religiosos tentam adaptar a palavra bíblica àquilo que é incontestável. No entanto, há até pessoas que se dedicam ao meio científico para tentar desfazer aquilo que a ciência já trouxe à tona.
Você, por acaso, já leu o quanto já fui xingado aqui na Usina e como muitos me desejam até a morte? Não é me comparar com Galileu; porque eu não descubro nada usando ciência, mas simplesmente leio e mostro o que os cientistas descobrem. Mas isso sempre traz contra mim a ira de muita gente.