O milagre do crescimento está difícil de se realizar. Os deuses brasileiros não estão tão poderosos. As causas não são tão difíceis de entender.
“Vire a massa, adicione fermento, leve ao forno, só que em 2003, todo esse esforço não vai adiantar muito. O bolo da economia brasileira vai crescer apenas 0,2%, segundo a nova revisão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada” (Jornal da Globo, 4/12/2003).
Isso não é difícil de se explicar.
Em um país onde a carga tributária aumenta ano a ano e a renda do trabalhador encolhe mês a mês, é difícil haver crescimento.
Veja o que o mesmo jornal disse no dia anterior:
“Também conta para a desaceleração dos preços o encolhimento na renda do trabalhador -- de mais de 15% em um ano” (Jornal da Globo, 3/12/2003).
E para piorar as coisas, em um país onde o salário mínimo é R$240,00, e uma escola primária chega a cobrar uma mensalidade superior a R$400,00, não poderá ir bem também a educação do seu povo. Faculdade, essa já virou coisa de rico mesmo.
Sempre torcemos para que haja alguma mudança. Mas, se continuar essa marcha, os nossos netos irão dizer que nós é que teremos sido felizes.
|