“Planalto consegue enquadrar petistas contra CPI
O governo conseguiu nesta segunda-feira enquadrar a bancada do PT no Senado, primeiro movimento que dificulta bastante a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o caso Waldomiro Diniz. Enquanto unificou o discurso dos petistas e dos aliados contra a CPI, o governo obteve vitórias pontuais, mas importantes. O PFL do Senado liberou a sua bancada de 17 senadores.
Ou seja, o governo poderá pescar votos pefelistas para evitar a instalação da comissão, especialmente no grupo de Antonio Carlos Magalhães (BA) e Roseana Sarney (MA). Já o PSDB (11 senadores) recomendou voto pró-CPI, mas não fechou questão -isso dá margem a negociações do governo com setores tucanos.
Na reunião, os senadores Tasso Jereissati (CE) e Siqueira Campos (TO), que têm boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram-se contra a CPI. A prioridade do governo foi acabar com a dubiedade da bancada de 13 senadores petistas. ´O PT não dará as assinaturas para a CPI", disse Genoino” (Uai, 17/02/2004
Por que o governo não quer a CPI?
Há um dito popular: “Quem não deve não teme”.
ALGO MUDOU
|