Eu era daqueles que apoiaria eleições imediatas para solucionar o vazio criado pelo estranho e abrupto abandono do Doutor Durão Barroso. A sustentabilidade do meu tempo racional em relação à minha esperança de vida não admite a proposta que se configura no provérbio "enquanto o pau vai e vem folgam as costas".
Compreendo no entanto o inteligentíssimo cômputo de questões que deu aso à decisão de V.Exa, sobretudo três importantíssimos pormenores que o tempo seguinte se encarregará de demonstrar.
1. O doutor Santana Lopes terá assim pois oportunidade de provar nos próximos dois anos se é capaz ou não de traduzir em prática efectiva o pronúncio político herdado de Sá Carneiro e do qual tem feito permanente bandeira.
2. No mesmo período de tempo o Partido Socialista dispõe de espaço suficiente para desenvencilhar-se da guerrilha surda com que se debatem "os lacraus dentro do mesmo saco".
3. Entretanto os portugueses observarão e poderão em 2006 tomar uma opção muito mais esclarecida e decisivamente também muito mais eficaz.