... Então, é... Nós sentimos cada vez mais orgulho por tudo isso, e sentimos sob clima espiritual espontâneo logo que pensamos em Brasil, palavrinha de açucar que bem sabe dizer em qualquer situação...
Também ficamos de sentimento indignado quando acontecem coisas más ao Brasil. Sentimos saliva azeda, por exemplo, logo que vimos o heróico Vanderlei ser criminosamente impedido de conquistar com enormíssimo mérito o ouro na maratona olímpica. Ficamos a falar disto todo o dia como se algo muito nosso se tivesse perdido.
Ah... E gostamos do Brasil, não para possuí-lo e espoliá-lo, mas sim e tão só porque gostamos e queremos vê-lo sempre imdependente e feliz. O Brasil é nosso filhão e esperançado prolongamento futuro do mundo novo que em antanhos tempos demos ao mundo.
De resto, em Portugal só temos um portuga mau, que sou eu. Vocês aí no Brasil, em proporção, claro, têm 17 brasileiros maus e uma brasileira mazona, mas que não sei quem são. Em suma, uma gota no oceano que nem dá para ligar importância.
Assim, como tudo está correndo certinho connosco, ó querida Súbdita... Sua Majestade agradece, inclina-se e beija-lhe a mão com sincero agradecimento. Saravá!...
Torre da Guia = Portus Calle |