"As possíveis tendências agressiva de um indivíduo podem ser assinaladas pela assimetria entre certas partes do corpo. É o que diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA. O estudo analisou cerca de 100 indivíduos, e examinou vários itens, como a extensão da palma das mãos, o diâmetro do pulso, a largura do cotovelo, a circunferência do tornozelo e o tamanho de pés, orelhas e dedos indicadores. Os indivíduos que apresentaram diferenças de tamanhos nessas partes – um pé maior do que o outro ou um dedo indicador, por exemplo – se mostraram mais agressivos quando provocados.
A origem dessa estranha correlação pode estar na gravidez. Assimetria é sinal de eventos estressantes na gestação tais como uso de álcool, de tabaco ou más condições de saúde. Esses agentes estressantes podem perturbar a formação do sistema nervoso central, responsável pelo controle dos impulsos agressivos. Os autores do estudo dizem que ele ressalta a importância de se adotar hábitos saudáveis durante a gestação." (Galileu, out/2004, pág. 28).
Com tais constatações, podemos até dar um pouco de razão ao Dr. Cesare Lombroso, que queria estabelecer o perfil do criminoso nato. Mas o mais importante é tirar disso orientação para as mães, que muitas vezes não sabem que seus maus hábitos trazem uma triste herança para seus filhos.