Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63365 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51891)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3367)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6377)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ESOTÉRICO E EXOTÉRICO -- 16/10/2004 - 18:29 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Vendo o texto da nossa colega (Exoterismo ou Esoterismo? Eis a questão. -- 14/10/2004 - 16:31 - Vera Bassoi), achei por bem falar tabém sobre o assunto. Para isso, basta apenas citar quem melhor do que ninguém definiu as duas coisas: Aurélio Buarque de Holanda:

"Exotérico (z) [do grego exoterikós, pelo latim exotericu.] Adj. Filos. Diz-se de ensinamento que, em escolas da Antiguidade grega, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil. [Cf. esotérico]."

Esotérico [Do latim esotericu < grego esoterikós]. 1. Filos. Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da antiguidade grega, era reservado aos discípulos completamente instruídos. 2. P. ext. Todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes, acrotismo."

"Esoterismo [Do fr. esotérisme.] S. m. 1. Filos. Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa0 deve reservar-se a número restrito de iniciados, escolhidos por sua inteligência ou valor moral. 2. Designação que abrange um complexo conjunto de doutrinas práticas e ensinamentos de teor religioso e espiritualista, em que se confundem influências de religiões orientais e ciências ocultas, associadas a técnicas terapêuticas, e que, supostamente, mobilizam energias não integrantes da ciência e que visam a iniciar o indivíduo nos caminhos do conhecimento da paz espiritual, da sabedoria, da saúde, da imortalidade, etc."

Vemos aí que, ao pé da letra, é bem simples, são duas coisas opostas: "esotérico" é de dentro e "exotérico" é de fora" (Aurélio diz: "Exo [do grego eso (eiso) Pref. = "para dentro", "interior"."),

MAS

A palavra "exotérico", cuja pronúncia no passado diferia de "esotérico" ("ecsotéricu" e "ezotéricu"), hoje ainda existe nos dicionários como referência ao passado, mas completamente fora de uso, devido à ambigüidade insanável que causa com os mesmos fonemas da palavra de sentido oposto.

Contudo,

Na prática, hoje, "esotérico" se refere ao mundo das cogitações. Tudo que compõe o chamado "esoterísmo" de hoje é fruto da imaginação do homem primitivo que sobreviveu até os nossos dias.

VEJA MAIS


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui