FH diz que governo Lula é oportunista, ridículo e vaidoso
O Globo
Bom Dia Brasil
BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Na sua primeira aparição em ato político público em Brasília, desde que passou o cargo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a atacar o governo Lula. No encontro com prefeitos eleitos do PSDB, na terça-feira, FH fez críticas duras ao governo.
- Eles costumam, hoje, tentar afinar a voz para falar com a nossa voz, mas sai em falsete, sai em falsete porque não sai do coração, sai do oportunismo, sai simplesmente de uma vontade de não perder a posição e pra não perder a posição tem que seguir o nosso caminho, o nosso rumo - disse ele.
O ex-presidente citou um exemplo do que considera mudança de atitude dos atuais integrantes do governo:
- Agora, cada vez que o FMI aplaude o governo, o governo fica envaidecido, naquela época era difícil fazer com que entendessem que era necessário ter um apoio porque senão quem capotaria era o Brasil, agora mudaram. É bom mudar, quando é para o bem , mas é preciso dizer que mudou - discursou.
Entre as críticas, o ex-presidente Fernando Henrique disse que falta humildade ao atual governo. E sem citar o PMDB, foi irônico ao comentar as alianças governistas.
- Não temos que nos assustar, propaganda, muito gasto, muita empáfia, muita máquina, as alianças parecem não vão tão bem assim, não sei - ironizou.
Sobre as críticas que costuma fazer ao Palácio do Planalto usou de mais ironia:
- Será que essas palavras ditas em família vão provocar tremeliques no Planalto? Por que?
Fernando Henrique deu um conselho aos prefeitos tucanos.
- Imitem o governo atual no plano federal, no que for bom continuem, agora não o imitem fingindo que é de vocês o que é dos outros, aí fica mal, aí fica ridículo, aí sim é vaidoso, é fraco, é vazio - destacou.
O líder tucano negou que seja candidato, mas afirmou que nas próximas eleições presidenciais, o PSDB sairá vencedor e lembrou suas vitórias anteriores.
- Duas vezes, porque não uma terceira, com outra pessoa que não eu, por que não? - comentou o ex-presidente.
Fernando Henrique disse que o governo Lula erra ao, segundo ele, usar critérios políticos, e não técnicos, na ocupação dos cargos públicos.
- O Brasil precisa de gente competente, esse é o nosso critério, esse critério está sendo substituído pelo companheirismo, pelo coleguismo e isso não funciona, isso mina a capacidade da gestão pública - observou ele.
O presidente do PT, José Genoíno, comentou as críticas de Fernando Henrique Cardoso.
- Há dois anos que governamos o país, é natural que o ex-presidente queira falar muito. Agora, ele não pode deixar que a população brasileira esqueça que ele governou por oito anos, que ele não pode usar o princípio de que esqueçam que eu governei, assim como uma hora ele disse esqueçam o que eu escrevi. Nós estamos construindo uma país melhor do que o que foi no governo dele, estamos humildemente construindo um caminho trabalhoso, mas firme, estamos fazendo alianças políticas com base no programa de governo Lula, vamos fazer a defesa de mérito do que estamos construindo, mas não vamos bater boca com ex-presidente, vamos discutir o mérito do programa do nosso governo - destacou ele.