UM DOCUMENTO DO VATICANO EXIGE QUE BISPOS DE TODO MUNDO "ABAFEM" OS CASOS DE ABUSO SEXUAL, SEGUNDO O JORNAL BRITÂNICO THE OBSERVER.
O documento de 69 páginas, que foi enviado a todos os bispos do mundo, pede sigilo "absoluto" dos clérigos sobre acusações sexuais contra padres e diz que quem quebrar o silêncio deve ser expulso da Igreja Católica, diz o jornal.
Apesar de ter sido lançado pela primeira vez em 1962, com o selo oficial do papa João 23, o documento continuaria em vigor.
O Vaticano confirma a existência do texto, mas nega que tenha havido uma tentativa organizada de "abafar" casos recentes de abuso sexual, segundo o Observer.
ADVOGADO DA VÍTIMAS
O documento foi obtido por um advogado americano que está defendendo supostas vítimas de abuso sexual por bispos católicos.
"Ele prova que existe uma conspiração internacional da Igreja para calar assuntos relacionados ao abuso sexual", disse o advogado Daniel Shea ao jornal.
"É uma tentativa de esconder uma conduta criminosa."
O advogado disse ter conseguido o documento junto a um clérigo na Alemanha e entregue o texto às autoridades americanas.
A Igreja Católica dos Estados Unidos sofreu uma série de acusações contra seus padres.
O arcebispo de Boston, cardeal Bernard Law, teve que renunciar no ano passado depois de ter admitido que "abafou" casos de abuso sexual de seus padres.
As acusações levaram a mais de cem processos na Justiça americana.
Texto Obtido do Site da BBC de Londres. Confiram em :
http://www0.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2003/08/030817_vaticanoon.shtml
MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS
|