"A campanha antitabagista conseguiu reduzir o consumo e estagnar a produção de cigarros de papel no Brasil. Mas não a de cigarros de palha. A despeito de toda a propaganda contra o fumo, a indústria do cigarro de palha - que surgiu no país há menos de sete anos - cresce num ritmo de 20% ao ano. Com o apelo de produto natural, menos nocivo à saúde, o fumo enrolado em palha de milho ganha adeptos especialmente entre os jovens das classes média e alta". (Valor Online, 27/01/2004).
Essa idéia é falsa segundo o pneumologista Dr. Dráuzio Varela. Em entrevista no programa Fantástico, ele disse que o cigarro de palha é ainda mais prejudicial do que o de papel.
"O tabagismo de cigarro é mais prejudicial do que o de charuto e cachimbo, e dentro do cigarro o cigarro de palha é o que mais predispõe à DPOC" Campanha Respire e viva DPOC é DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA.
"O que engana muito é o cigarro de palha, que muitos dizem não ser nocivo, por ser natural. Na verdade, um cigarro de palha é equivalente a três cigarros industrializados." (RAZÕES PARA VOCÊ NÃO FUMAR).