A fonte da juventude
Além dos fatores genéticos, cientistas descobriram que um conjunto de hábitos ajuda e muito a manter-se jovem por mais tempo.
Por André Luis Mansur
A fonte da juventude existe e muita gente sabe onde fica. Não é em nenhum lugar de difícil acesso, no interior de uma caverna ou depois de alguma montanha gigantesca. Ela reside numa série de atitudes e comportamentos que, se não evitam o envelhecimento, pelo menos o tornam bem mais agradável.
No livro Segredos dos superjovens (editora Objetiva), dos doutores David Weeks e Jamie James, estão explicadas as razões científicas que levam certas pessoas a apresentarem 10 anos a menos do que as outras. Além dos fatores genéticos, inevitáveis, os cientistas fizeram uma série de testes e descobriram respostas comuns, que podem ser seguidas por quem quer retardar o processo de envelhecimento.
Em termos de comportamento, essas pessoas, segundo o livro, “costumam dizer a verdade, têm boa postura, lêem mais e assistem a menos televisão, são confiantes em relação ao sexo e costumam fazer viagens freqüentes a lugares variados”, entre outras características.
Não fumar e dormir bem
Pelo menos 10% das pessoas analisadas pelos pesquisadores eram vegetarianas e muitas não bebiam, embora houvesse aqueles que ingeriam cerveja e vinho em quantidades razoáveis. Quase todos praticavam alguma forma de atividade física. Mas o grande consenso entre todos era em relação ao cigarro: os não-fumantes superaram os fumantes em cerca de 20 para um.
“A ciência nesse aspecto é incontestável, pois, além das estatísticas de mortalidade, o efeito de envelhecimento causado na pele pelo fumo constante é ainda mais forte do que o do próprio tempo”, explicam os pesquisadores. Os superjovens também dormem bem, pelo menos oito horas por dia, em média, o que apenas comprova os efeitos benéficos do sono para o organismo.
Televisão, a pior ameaça ao vigor mental
Segundo os cientistas, essas pessoas também costumam se adaptar com facilidade a novos lugares, circunstâncias e pessoas. Quanto ao estresse, a solução dos superjovens é simples: diante de uma situação insolúvel, em vez de se sentirem derrotados, ou confusos e indecisos, “eles imediatamente enfrentam o problema e lidam com ele de forma construtiva”.
O livro traz também uma série de exemplos de pessoas que envelheceram bem, como o cirurgião Michael DeBakey, pioneiro em cirurgias do coração e que continuou trabalhando depois dos 80 anos. Ele diz qual a pior ameaça à conservação do vigor mental: “É a televisão. Acho que é um tal desperdício de tempo, quando há tantas outras formas melhores de se tentar estimular a mente. A televisão tornou-se um vício em nossa sociedade”. No relato do cirurgião, estão três regras para quem quer prolongar a vida: controlar a hipertensão, parar de fumar e ter uma dieta pobre em gorduras.
Segundo o dr. Iler Oliveira, especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o fumo é uma das principais fontes de radicais livres (átomos ou moléculas que provocam o desgaste e morte das células) para o organismo, promovendo o envelhecimento cutâneo e cerebral.
Bebida, só de forma moderada, e frituras, nem pensar
Já o álcool, segundo ele, em quantidades moderadas, não parece interferir significativamente no envelhecimento, embora cada caso deva ser tratado isoladamente. Mas tolera-se uma quantidade equivalente a uma ou duas taças de vinho diárias, ou dois copos de cerveja, ou ainda uma pequena dose de destilado.
“O excesso de gorduras, principalmente nas frituras, leva a um considerável aumento de radicais livres circulantes. Sabe-se que as frituras é que geram mais radicais livres e não é recomendado o reaproveitamento dos óleos mais de uma vez”, explica o dr. Iler, ressaltando que o organismo dispõe de importantes meios de defesa e eventuais excessos não parecem ser muito danosos ao envelhecimento.
O médico recomenda ainda os alimentos ricos em fibra, pois reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom colesterol (HDL), prevenindo o câncer de intestino e de mama. Como se vê, a fonte da juventude está em toda parte, e só criar coragem e mergulhar. Os resultados virão (nesse caso mais do que em qualquer outro) com o tempo.