Muito raramente no decurso da minha vida senti imperiosa necessidade de abandonar algo, mas, se uma ou outra vez me ocorreu tão alérgica náusea, nunca agi à guisa de defunto que não teve tempo para exprimir o que desejava antes de finar-se. Como o mundo não tem cessado de rodar, habituei-me a nunca ignorar a hipótese de minhas idas peugadas virem tarde ou cedo a colocar-se-me defronte.
Assim, a culminar o desenlace, ocorre-me abordar o patrono espiritual deste fórum, a quem o nome de "Pessoa" (lat. persona, máscara) tão bem caiu entre os pouquíssimos escritores a que outro tanto terá acontecido.
Fernando Pessoa integra sua onomástica na crisálida de um poemodrama, segundo a felicíssima expressão de José Augusto Seabra, considerando sem margem para dúvida que o exímio pensador foi uma revolução poética no movimento estético que deveras despoletou e continua ainda a avançar.
Ao reler nesta exacta situação o impetuoso conselho pessoano que enunciei, mais ainda a náusea me toma a ponto de ter a impressão que meu cérebro se apronta para vomitar os miolos.
Não podendo, em curto texto, dar conta mínima sobre o vastíssimo espólio da obra do citado, fixo-me tão só num pequeno episódio a propósito de um concurso nacional a que Pessoa apresentou a sua "Mensagem".
O júri do SPN - Secretariado da Propaganda Nacional - viu-se então à época perante dois trabalhos finalistas: a "Mensagem" e "A Romaria", de Vasco Reis.
Ora, enquanto "A Romaria" é um trabalho ingénuo de poesia ingénua...
Ena! Pai
Que alegria por aí vai!
Santo António teve um dia
De alto lá prá romaria!...
... A "Mensagem" é lapidar monumento literário com o curso e a fortuna que se consabe. Qual foi pois a decisão do júri? "Obviamente" atribuiu a Vasco Reis o primeiro-prémio.
Raros são os olhos que aguentam a luz intensa e por consequência transcendem a sombra da permanência ofuscada. Nem sempre a biologia está preparada para a grandiosa ascensão do espírito.
Siga pois a romaria no seu imparável e milenar processo. Eu decido seguir atrás da mensagem, ainda que de antemão sabendo que acabarei por não ir fisicamente a sítio algum...
Resta-me agradecer a trilha a Álvaro Gomes, cuja providencial candeia me proporcionou um excelente alívio aos olhos íntimos assim que vislumbrei o eficaz método de voltar as costas saindo a recuar...
António Torre da Guia
Para satisfazer qualquer compromisso que tenha estabelecido, em tempo oportuno encontrarei forma de corresponder. |