Como, depois da morte de João Paulo I e o início do pontificado de João Paulo II, houve um reenquadramento das profecias de S. Malaquias, o próximo papa a ser eleito é aquele que está definido como "Gloria Olivae". Quem será ele?
Segundo informação de quem conheceu a interpretação mais antiga, o Papa Paulo VI, que seria o "Pastor et Nauta" na velha interpretação, foi reenquadrado como o "Flos Florum", uma vez que João Paulo I se enquadrou bem como "De Medietate Lunae" (da metade da lua).
João Paulo II ficou muito bem como o "De Laboris Solis"; e o próximo a ser eleito, definido como "Gloria Olivae", já há tempos foi apontado como podendo ser um papa negro ou um latino-americano.
Fala-se muito na possibilidade de um papa brasileiro, sendo o mais contado o arcebispo de S. Paulo Claudio Hummes. E, se eleito o cardeal nigeriano Francis Arinze, aí estará mesmo representado a azeitona.
Entretanto, como há grandes probabilidades também, poderá ser eleito o cardeal alemão Joseph Ratzinger. Se esse for eleito, imagino que até o azeite de oliva fabricado na Alemanha se tornará o melhor do mundo.
Mas, se for eleito outro, com certeza encontrarão oliveiras pelo caminho dele também, e a profecia de S. Malaquias ainda continuará firme por um bom tempo.
Ver MAIS SOBRE S. MALAQUIAS
|