"Ministro da Saúde leva ao Senado pedido da população para agilizar controle do tabaco no país
No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31), o ministro da Saúde, Humberto Costa, entrega ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma carta com 13,5 mil assinaturas pedindo que os senadores aprovem com rapidez a Conveção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse é o primeiro tratado internacional de saúde pública da história, que tem como objetivo reduzir o consumo de cigarros no mundo.
"Solicito aos senadores que apóiem e participem ativamente da ratificação da Convenção-Quadro, reafirmando o compromisso de proteger e preservar a saúde da nossa sociedade, buscando garantir ao povo brasileiro o direito à qualidade de vida e ao país condições necessárias para avanços sociais e econômicos", diz um trecho da carta.
A convenção já foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio do ano passado e está parada há um ano no Senado Federal. Ontem (30) o Ministério da Saúde começou a entregar cartilhas aos senadores desmistificando a idéia de que a aprovação da tratado poderá prejudicar os plantadores de fumo no Brasil. Esse é o principal argumento da indústria do tabaco, que é contraria à aprovação do tratado.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, 200 mil pessoas morrem no Brasil vítimas de doenças relacionadas ao tabaco. Em todo o mundo, esse numero chega a 5 milhões.
ÉPOCA, 31/05/2005