Este é um momento oportuno para falarmos sobre reciclagem, cada vez torna-se mais importante reaproveitarmos os produtos como embalagens, papel, plástico e produtos orgânicos, é também, uma questão de equilíbrio ambiental.
Mas há um problema, ainda não existe uma relação direta entre os catadores e as usinas de reciclagem, e isso faz com que vários produtos coletados, não cheguem ao seu destino final, é preciso mudar esta situação, e uma das formas é criar um sistema de arrecadação em cada município, aproveitando os catadores já existentes, e um local regional para distribuir as usinas, assim ficaria mais fácil de criar uma logistica para a demanda, lembremos que a indústria não pode parar.
É possível reciclar muito mais do que é feito, mas também é preciso saber o que será feito com este material, existem várias utilizações, mas a informação é difícil, e esta não está disponibilizada nas escolas, e quando está, geralmente é pouco aproveitada.
Sobre reciclagem de produtos orgânicos, é possível fazer adubos em três dias, e já foi comprovada sua eficiência, uma Universidade de Minas Gerais tem este trabalho, e já foi aplicada numa cidade o interior do mesmo Estado. O resultado na população foi de repúdio, e isto faz chamar atenção, pois é preciso fazer reciclagem, mas também se faz necessária a educação a respeito do tema, ou seja, considerar a Reciclagem como conteúdo nas escolas brasileiras, tanto no ensino fundamental, como no médio e superior.
Despeço aqui.
Marcelo Torca.