Os proprietários de restaurantes, boates e shoppings serão orientados pela Gerência de Vigilância Sanitária do Município (GVS) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária a cumprir as leis antitabagistas e proibir o fumo dentro dos seus estabelecimentos. A campanha estadual para deixar os ambientes fechados livres do tabaco será lançada na próxima terça-feira, às 19h, no Teatro Armando Monteiro Neto, no Centro, com as presenças do ministro da Saúde, Agenor Álvares, Franklin Rubinstein, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Tânia Maria Cavalcante, presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A chefe de Inspeção e Fiscalização da GVS, Jailma Porto, informou que a iniciativa tem por objetivo conscientizar o público e proprietários de estabelecimentos sobre os perigos do fumo, resguardando o direito dos não-fumantes a estarem em ambientes livres de tabaco. Ela disse que estudos comprovam a não eficácia de sistemas de exaustão para a fumaça do cigarro, que prejudica a saúde do público, daí a necessidade da aplicação das leis antitabagistas.
Os bares, restaurantes e shoppings serão visitados pelos agentes da GVS e Agevisa durante a semana que vão explicar a importância de proprietários e clientes cumprirem as leis antitabagistas. Cartazes e adesivos serão fixados nos estabelecimentos. A Lei Federal 9294/96, em seu artigo 2º, proíbe que as pessoas fumem em ambientes fechados e delega que as vigilâncias municipais serão responsáveis pela fiscalização. A mesma lei, em seu artigo 6º, diz que o proprietário do estabelecimento deve advertir o fumante e se o mesmo continuar fumando deve convidá-lo a sair do estabelecimento.
PRIMEIRA ETAPA
Nesta primeira etapa da campanha os proprietários dos estabelecimentos serão orientados a cumprir as leis tabagistas, caso contrário, num segundo momento serão notificados e até multados. As multas leves são de R$ 300 a 2 mil, graves são de R$ 2 mil a R$ 10 mil e gravíssima de R$ 10 a R$ 50 mil para o dono do estabelecimento.
“A fumaça de derivados do tabaco que polui ambientes fechados é cancerígena e genotóxica para seres humanos. Mesmo os não-fumantes expostos a essa fumaça inalam os mesmos elementos tóxicos inalados por fumantes ativos. Portanto, não existem níveis seguros para o consumo voluntário ou involuntário. Mesmo níveis pequenos de exposição à fumaça duplicam as chances de infarto e aumentam em seis vezes a possibilidade de câncer no pulmão”, alertou..
Jailma Porto falou que a chamada poluição tabagista ambiental (PTA), que é formada pela chamada ‘corrente secundária’ - a fumaça que se origina e sai da ponta do cigarro somada ao fumo exalado pelo fumante - é a maior responsável pela poluição dos ambientes fechados. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 95% dos elementos cancerígenos transportados pelo ar em pontos de encontros sociais estão centrados na fumaça advinda do tabaco.
Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.
Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso.