Há anos, em tenho chamado a atenção dos leitores para um erro muito cometido nos meios de comunicação, e hoje ouvi uma crítica do Jornalista Alexandre Garcia, que certamente deverá surtir mais efeito do que meu texto. Muitas pessoas lêem "subsídio" e pronunciam "subzídio". É tão certo quanto se dissessem "subzolo" e "subzerviência".
Hoje de manhã, ouvi, pela Rádio Itatiaia, o jornalista Alexandre Garcia dizendo ser necessário avisar à candidata Heloísa Helena para parar de dizer "subzídio", porque isso "até dói nos ouvidos".
Então, lembrei-me que o presidente Lula também vive dizendo "subzídio" aí pela mídia, e nunca ouvi ninguém criticar. Talvez seja porque há tantas outras coisas erradas para criticar, que eles nem percebem o "subzídio".
Como exemplo da gravidade da cacoépia, Alexandre Garcia apresentou em comparação as palavras subsolo e subserviência. Dizer "subzídio" é como dizer "subzolo" e "subzerviência". Se ele apresentar essa crítica na televisão será ainda mais proveitoso do que no rádio. Terá maior alcance, e acredito que muitas pessoas irão aprender a falar "subsídio".
Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.
Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso.