Os brasileiros, na sua maioria, gostam de corrupção, ou, no mínimo, não se preocupam com ela. Essa é a conclusão que podemos tirar das pesquisas de intenções de voto que têm sido divulgadas até o momento.
Depois que o deputado Roberto Jéferson deu as primeiras informações, vieram à tona tantas trapaças praticadas por vários parlamentares do PT e seus aliados, que ninguém imaginava. Diferentemente de como pensava no tempo de campanha eleitoral, o presidente Lula fez tudo que pôde para impedir a instalação da primeira CPI, o que depõe contra sua alegação de que não sabia de nada.
Com o pouco que se conseguiu apurar, também se constatou que muito do esquema criminoso existente já se originara no governo anterior, o PSDB de FHC.
Surpreendentemente, a reação popular parece ter seguido o lado oposto do que parecia lógico.
Em vez de rejeitar os candidatos ligados aos escândalos revelados, o povo tem se colocado ao lado deles. A preferência eleitoral está cada vez mais com os candidatos petista e tucano, os que pertencem aos dois partidos mais ligados à corrupção vinda a lume. Difícil entender nosso povo!
Ver ÍNDICE SISTEMÁTICO
|