Não culpo você pelo que aconteceu. Foram as pessoas grandes que inventaram isso. Quando éramos crianças, nos falavam simplesmente de você, dos presentes e da ceia de natal. Uma árvore verde, enfeitada de bolinhas coloridas, luzes, um presépio, constituíam o sinal maior da proximidade do natal.
Não tinha bolo, velinha, nem se cantava “parabéns pra você”. O aniversariante, sendo o mais importante, continuava o mais esquecido, o mais deixado de lado na festa, e você sempre se sobressaindo mais e mais.
Ainda sinto no coração a lembrança daquelas noites em que íamos todos, dormir cedo, senão você passava e não deixava o presente. E a expectativa crescia, crescia, à medida que a noite se aproximava. Hoje sinto um aperto no peito por ter deixado o aniversariante sozinho. Eu já falei que não nos diziam nada. Aquele que fazia aniversário permanecia escondido por detrás de uma verdade nunca revelada. E a gente sem saber. As pessoas grandes são espertas!
Cresci, tornei-me adulto, e vejo as mesmas coisas da minha infância; aliás, com muito mais sofisticação e intensidade. Fizeram e fazem de você um boneco do comércio, do lucro, da imaginação. As propagandas da mídia televisiva fazem de você, papai Noel, o sonho maior que deve ser gravado a qualquer custo na cabeça das crianças, e utilizando qualquer artifício. O que vale é que você continue muito vivo, porque estando vivo o retorno financeiro é certo. O que me incomoda é que você aceita ser usado, manipulado, por um mundo consumista que se consome no consumismo desenfreado, sem rédeas.
Quando você retornará à sua personalidade de origem, Klaus, que foi danificada e corrompida? Reconheça que você não é o mais importante no natal. Incentive, exija das pessoas que dêem a atenção devida àquele que merece toda a nossa atenção e reverência. Fale, proteste, não deixe mais que as coisas continuem assim. O aniversariante quer também nascer em seu coração. Mas é preciso que você seja sincero, leal, fiel. Não tenha medo, papai Noel. As crianças irão entender - com algumas indagações, é claro – porém, de maneira serena.
Por fim, se mostre, se faça visível, porque onde habita a verdade, brilha intensamente a luz. Deixe os poderosos gritarem; os exploradores reclamarem; os comerciantes xingareos donos do dinheiro enfurecerem. Não tenha medo, papai Noel! Você não vai perder o seu lugar. O dono da festa é Jesus e você, seu ajudante de ordens. Esperamos todos, que cumpra bem o seu papel!