José Batista Pinheiro - Coronel Reformado do Exército Brasileiro
São 33 milhões de reais/ano quanto custa um senador da República para o contribuinte brasileiro. Um dinheiro sem utilidade na equação custo-benefício. De cada 4 senadores um responde a processo de toda espécie. Desde a senda criminal, passando pelo cível, moral e financeiro. Os senadores são protegidos pela Constituição Federal com imunidades parlamentares e direito a foro especial (STF) para lhes dar liberdade de expressão, de pensamento e de ações. Na verdade esta proteção os remete para uma couraça, um verdadeiro salvo-conduto para o ilícito.
Assim, se explica porque os demais senadores ficaram sem moral para julgar o seu delituoso presidente. Parece que cada um componente daquela egrégia Casa tem uma pontinha de culpa a expiar, tolhendo-lhes a liberdade de julgamento.
No Estado Democrático de Direito é imprescindível a existência de um senado acima do bem e do mal. Todavia, com a qualidade dos atuais ocupantes daquela importante casa do Congresso Nacional os brasileiros ficam com a sensação que estão sendo lesados.