Movimento CANSEI quer mobilização em São Paulo e Porto Alegre na sexta-feira
Blog do Diego Casagrande - 15.08, 19h59
O Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros,conhecido por CANSEI e liderado pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo), quer levar milhares de pessoas a protestar em São Paulo e Porto Alegre na próxima sexta-feira (17.08). A idéia é criticar a situação do país e estimular a cidadania a ter voz. Diversas entidades e lideranças da sociedade civil, incluindo vários artistas, vão parar durante um minuto, às 13 horas. "Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil", afirma Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP. "Com o silêncio, a sociedade poderá expressar sua solidariedade e indignação de forma pacífica, equilibrada e organizada", completa.
A concentração para o protesto silencioso começa ao meio-dia. Em São Paulo personalidades, empresários, formadores de opinião e representantes de várias correntes religiosas estarão em frente à Catedral da Sé. Em Porto Alegre, a união se dará no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de onde partiram os passageiros do trágico vôo 3054 da TAM.
Para disseminar a idéia e estimular a adesão pública, o Movimento lançou no dia 27 de julho uma campanha publicitária. As peças de mídia impressa e eletrônica mostrarão pessoas de todas as idades, raças e classes sociais descrevendo situações e fatos que contribuem para a sensação de caos, contra a qual a campanha se posiciona.
Na comunidade oficial no Orkut, quem aderir poderá fazer comentários e divulgar ações programadas. A meta é gerar um grande fórum virtual que fomente a manifestação democrática dos brasileiros. "Com esta campanha, o Movimento pretende lembrar a população que cidadania não é algo que se exerce apenas pelo voto, de quatro em quatro anos", destaca D’Urso. "Cada um de nós pode e deve se manifestar por meio dos canais previstos em um regime democrático. Somente com tal participação é que nossa jovem democracia se consolidará e atingirá um patamar mais maduro", finaliza.