Existe um projeto de construção de um memorial em Brasília em memória do ex-presidente João Goulart. Não há muita coisa que justifique tal edificação, a menos que se queira perpetuar em cimento a pusilaminidade de um político populista e demagogo que se associou a anarquistas, sindicalistas e comunistas no seu plano pessoal de poder que o levaria a ruína pessoal de um exílio bem merecido até a morte. Seja como for a esquerda tem uma dívida com essa triste figura, que agora mais em benefício da causa última do que com Jango, irá homenageá-lo com um memorial que custará R$ 5.000.000. Café pequeno em dias de hoje, quando a sangria de dinheiro da nação não tem precedentes na História “dessepaís”.
A “obra” (no sentido de merda mesmo...) será uma réplica em miniatura de uma das cúpulas do Congresso, ou seja, um penico virado para baixo. Bem ao estilo sempre horroroso de Oscar Niemayer. O mais enigmático para mim será a flecha vermelha que atinge o penico com a data 1964 inscrita nesta... Eu tenho para comigo que Jango não era comunista, era simplesmente um idiota útil que pensou poder passar a perna ao mesmo tempo nos comunas e nos conservadores de direita, com a benção das massas. Sua cabeça cairia no devido tempo, seja pelas mãos de um ou de outro. O final da História acabou bem, como todos sabem.
Não tenho mais nada a dizer a respeito, apenas acrescentaria que nisso tudo a pelo menos algumas coerências. Um político de merda será homenageado com uma obra de merda idealizada por um arquiteto que só faz merda.