Geralmente em nossa Caixa de Entrada eu procuro sempre manter em zero e-mails. Os que o tempo não me permite resolver na hora eu os colóco em pastas pertinentes para resolver mais tarde. Quando voltamos do Lake Tahoe haviam 110 novos e-mails e ainda não conseguí fazer os comentarios que julgo merecerem. Mas, na volta tinhamos que levar meu filho Marcello na casa dele que móra em Ontario a umas 40 milhas ao Sudoeste de nossa casa. Estavamos ( as 5 e meia da tarde) já no fim da velha estrada Highway 395 que sempre usavamos para nossas viagens de acampamento para o Norte até o Canadá que eu e a Sally ( antes mesmo de nosso casamento em 1963) levavamos todas as creanças conosco, uma vez que não havia outra estrada mais moderna. Faziamos isso cada ano.
Com isso as creanças e eu ficamos conhecendo todo o Oeste dos Estados Unidos e Canada. Pois bem, estavamos talvez a uma hora longe de nossa casa mas aí o trafego ficou superlotado porcausa de fogo selvagem reforçado por forte ventanal vindo do deserto da California que já queimou mais de seiscentas casas desde o norte de Los Angeles até San Diego que fica a 120 milhas de nossa casa. Chegamos em casa só as 10 horas da noite e o fogo ainda continua naquela devastação mortifera. .Onde moramos não ha vento nem fogo mas o ceu, que normalmente é claro, azul e sem nuvens está coberto de fumaça e cinzas o tempo todo.
Marcello recebeu aquele nome do personagem principal Marcello da Opera de Giacomo Puccini "La Bohéme ".
Todo ano, Outubro é o tempo mais perigoso para fogo selvagem pois não chove desde Abril e só em Novembro é que as chuvas vão chegar. Sempre achei que para um terrorista é a coisa mais facil de por fogo na parte sul da California.
Por falar em terrorista, a noticia de hoje foi que terroristas em Roma, na Italia, tingiram a maravilhosa Fontana de Trevi, (cuja musica estou tocando) de tinta vermelha.
Eloy Franco, dos EUA
Obs.: Como se sabe, o ator-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, fez sucesso no cinema como "O Exterminador do Futuro". Bem que poderia utilizar aqueles lança-chamas do cinema, enchê-los de água, e combater os incêndios da Califórnia, que já estão chegando no México. Será que chegam, também, até a Amazônia? (F.M.)