Prezado poeta: quando ontem escreví a "Mensagem para Milene Arder", o fiz ao correr da pena, e, quando tentei enviar, a Usina com problemas.
Só hoje, na parte da manhã, foi possível enviá-la.Estava de saída, o texto era maior e o abreviei: nessa situação, dei a entender que, se o primeiro verso de um soneto, por exemplo, for sáfico(4-8-10), todos os demais deveriam sr do mesmo jeito. Errado! Você tem razão e compreenderá que foi um lapso de memória.Assim,confirmo que, no mesmo soneto, acontecem versos com métricas diferentes e não existe nenhum(pelo menos, de que tenha conhecimento), com todos os versos com sílbas tônicas do tipo 4-8-10(sáfico): eles aparecem - no máximo - três vezes, na mesma obra. Já os versos com tônicas 4-6-10, 6-8-10 e 4-6-8-10 são mais frequentes, porque se constata que, na maioria dos sonetos a 6a. e 10a. sílabas predominam(com versos com tônicas só nas duas).
Aprendí muito na minha correspondência com o saudoso poeta e tradutor Helio C. Teixeira e consulto, vez por outra, O MUNDO MARAVILHOSO DO SONETO, de Vasco de Castro Lima, cuja leitura recomendamos para qualquer poeta.
Mas. a poetisa Milene Arder, além de modernista de fina sensibilidade, mostrou no "MEU SONETO" que é uma boa sonetista. Só faço uma ressalva nele: no primeiro verso do segundo quarteto - "Da arte falta o brilho e engenho" - que a gente sente, de ouvido, não er dez(1o) sílabas.Se ela tivesse escrito "Da arte falta o brilho e falta o engenho", tudo bem! Quanto ao seu hábito de escrever maiúscula no início de todos os versos, achamos tratar-se de uma opção, embora a maioria dos autores, hoje em dia, prefiram obedecer à pontuação.
Se estou tratando do assunto com você, é porque acredito que leu a resposta da Poetisa Milene Arder, e, dessa maneira, a presente réplica vai para os dois.
Por fim, na "Mensagem para Milene Arder", onde digitei "foram", o certo é forma. E onde escreví - referindo-me ao alexandrino - 6-10, o correto é 6-12(o leitor já tinha notado...).Por via das dúvidas aí vão as corrigendas.
Aguarde resposta a advogada do Magnífico Trovador!