Caso tenham interesse em receber o livro Guerrilha do Araguaia - Relato de um Combatente, do coronel do Exército Licio Maciel (aquele que prendeu José Genoino), entrem em contato com o autor, e-mail liciomaciel@terra.com.br. O livro tem 192 páginas e custa R$ 35,00. Acabei de receber meu exemplar hoje.
O coronel Licio, gentilmente, colocou como anexo ao livro um texto que escrevi em Usina de Letras, "Meu tio Arno Preis", que pertenceu à ALN de Carlos Marighela e, posteriormente ao Molipo - Movimento de Libertação Popular, grupo ao qual pertenceu também José Dirceu. Mais adiante, pretendo publicar uma resenha do livro em Usina de Letras.
Aos poucos, vai aumentando o número de militares-escritores que participaram da Guerrilha promovida pelo PCdoB, o que é um fato importante, pois, finalmente, está havendo o contraditório - antes, somente os simpatizantes da Peste Vermelha escreviam sobre o assunto, enaltecendo seus comparsas e satanizando o Exército. A bibliografia só está aumentando:
- A Grande Mentira, do general Agnaldo Del Nero Augusto (não participou da Guerrilha, mas trabalhou no Centro de Informações do Exército, atual Centro de Intelgência do Exército);
- Bacaba - Memórias de um Guerrilheiro de Selva, do tenente José Vargas Jiménez, o "Chico Dólar" (participou ativamente da Guerrilha);
- Guerrilha do Araguaia - Revanchismo, do coronel Aluísio Madruga de Moura e Souza (participou de Operação de Inteligência, que deu os subsídios necessários para a eliminação física dos guerrilheiros);
- Documentário - Desfazendo mitos da luta armada, do coronel Aluísio Madruga de Moura e Souza;
- A Verdade Sufocada, do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (foi o comandante do DOI/CODI, em São Paulo, e não participou da Guerrilha).
- Guerrilha do Araguaia - Relado de um combatente, do coronel Licio Maciel (participou ativamente da Guerrilha e foi quem prendeu José Genoino).
Um extrato do assunto encontrado em A Grande Mentira e Guerrilha do Araguaia - Revanchismo pode ser encontrado no endereço http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8477&cat=Ensaios&vinda=S.
Um "fichamento" de Bacaba pode ser visto em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8994&cat=Ensaios.