Usina de Letras
Usina de Letras
329 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DOS LEITORES (22.04.2008) -- 22/04/2008 - 22:04 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cartas

(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento.



Itaipu

O ex-bispo Fernando Lugo foi eleito presidente do Paraguai e continua alardeando que vai propor a revisão do Tratado de Itaipu. O presidente Lula já se manifestou dizendo que não vai revisar o tratado. Quero ver se pelo menos uma vez consegue impor-se e fazer valer o fio de barba da promessa. Ou será que a barba é apenas para enfeite?

LADISLAU A. BATHO
bathols@uol.com.br
São Paulo

Eleições no Paraguai

A eleição do ex-bispo Fernando Lugo para presidente do simpático Paraguai soma mais uma derrota para a ineficiente política externa brasileira comandada pelo sinistro assessor para Assuntos Internacionais, sr. Marco Aurélio “top-top” Garcia - que mandou até o marqueteiro oficial de Lula trabalhar em prol de um oponente de Lugo, o general Oviedo. O sr. Garcia aparece como o verdadeiro chanceler brasileiro, relegando o nosso Celso Amorim a um papel de ajudante menor. Resta saber o porquê de tanta força desse senhor, pois os seus arranjos terminam sempre em desastre para o Brasil.

JAIR VITOR FONGARO
jairfongaro@uol.com.br
São Paulo

Militares x governo

O recente episódio envolvendo o general Heleno, comandante militar da Amazônia, apenas demonstra que as Forças Armadas brasileiras, no seu todo, ainda não assimilaram o verdadeiro sentido da palavra democracia. Acreditando-se acima do bem e do mal, militares que participaram dos chamados anos de chumbo insistem em ditar o que o governo deve ou não fazer, esquecendo-se de que não dão mais as ordens neste país desde 1985. Lula deveria, como comandante-chefe das Forças Armadas, aplicar a punição disciplinar que o caso requer. Caso nada faça, novos focos de indisciplina vão surgir nas casernas, pondo em perigo a suada democracia que conquistamos.

GREGÓRIO BANAR
gregoriobanar@oi.com.br
Rio de Janeiro

Não sou político nem filiado a nenhum partido, mas, como brasileiro, lanço desde já a candidatura à Presidência do Brasil do exmo. sr. general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que creio ser o homem indicado para assumir esse alto posto em nossa terra.

FLERTS NEBÓ
flerts@plugnet.com.br
São Paulo

Descalabro

Nunca se viu, na História deste país, tanta insanidade, tanta
corrupção e tanto descaso com os mínimos direitos do cidadão. Viajo de automóvel, com freqüência, entre o Rio de Janeiro e Florianópolis. No trecho entre São Paulo e Curitiba da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) não existe mais estrada, apenas uma seqüência de buracos. O risco de vida e de destruição do veículo é iminente. A única saída que encontrei foi enviar o veículo de cegonha por uma transportadora e viajar de avião, arcando com enormes custos e contratempos. Mas coisas deste tipo não têm importância, já que não atingem diretamente o povão que oferece altos índices de aprovação ao governo.

PAULO NOGUEIRA
paulo.nogueira@cecepsi.com.br
Rio de Janeiro

Pão paga navio

Quando sobe o pãozinho, o padeiro vira inimigo público número um, mas agora se sabe um pouco da verdade: além de uma taxa
de 10% paga à Argentina, o moinho desembolsa mais 20% sobre o frete para recuperação da nossa Marinha Mercante. Isso sem falar nos outros impostos. Incrível, não? O pãozinho que você compra ajuda a recuperar navios velhos! Como o povo é explorado. Esse é o verdadeiro pão que o diabo amassou. Ou melhor, os tecnocratas e governos demagogos. Depois a culpa é do padeiro.

DALMO PESSOA DE ALMEIDA
dalmopessoa@uol.com.br
São Paulo

Prata da casa

Cumprimentamos o Estado pela reportagem Ex-aluno ganha
atenção de universidades privadas (19/4). A Fundação Armando Alvares Penteado é pioneira no relacionamento com seus egressos, que é feito por meio da Associação dos Antigos Alunos da Faap. Hoje são mais de 50 mil ex-alunos graduados cadastrados em nossa base de dados, com os quais mantemos comunicação semanal via e-mail sobre tudo o que acontece nos campi da Faap. O uso da tecnologia da informação viabilizou uma pesquisa em andamento com os egressos via e-mail e com tabulação online na intranet, o que vai aumentar a sinergia entre a comunidade dos ex-alunos e a fundação. E isso
já se reflete nas turmas de pós-graduação e MBA, em que parcela significativa dos alunos é prata da casa. Roger Agnelli (Vale), Sérgio Herz (Livraria Cultura), Fábio Ermírio de Moraes (Votorantim), Ana Maria Diniz (Pão de Açúcar), João Dória Jr. (Dória Associados) e Fernando Byington Egydio Martins (Banco Santander-Real) são alguns exemplos de ex-alunos de sucesso da Faap.

RAFAEL ABRÃO POSSIK JR., presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faap
rafael@aaafaap.org.br
São Paulo

Células-tronco

Lendo a carta da leitora sra. Izabel Avallone (20/4), penso queo comentário feito sobre a dra. Zilda Arns foi, no mínimo, injusto. Essa senhora é um orgulho para o Brasil, pelos projetos desenvolvidos em favor da vida, sem buscar publicidade, cheios de eficácia. Parece-me que algumas vezes falta um conhecimento mais profundo sobre a vida humana e há um excesso de sentimentalismo nos comentários sobre este tema, principalmente quando se fala em posições religiosas. A autora da carta nos dá a entender que ter a vida em abundância ou dar a vida em abundância significa destruir embriões - vidas humanas que ainda não têm condições de defesa - para se tentar melhorar as condições de vida de pessoas que sofrem. Isso é bastante incoerente e sem sentido. Vamos usar
nossa inteligência científica para descobrir a cura desses males sem cometer assassinatos. Concordo plenamente e faço minhas as últimas palavras da carta citada: “Oxalá no STF tenhamos pessoas equilibradas dispostas a votar em favor da vida, e não de posições religiosas.” E acrescento: de interesses pessoais.

MARGUERITA MÓRES
maigmores@hotmail.com
São José dos Campos

Exmo. sr, ministro Gilmar Mendes, oxalá seu primeiro ato na presidência do STF seja colocar na pauta das próximas sessões do tribunal o julgamento sobre as pesquisas com células-tronco. O relatório do ministro Carlos Britto está pronto para ser votado há muito tempo e já há dois votos favoráveis (a ministra Ellen Gracie não viu necessidade de vista). O pedido de vista do ministro Direito foi apenas para que ele elaborasse seu voto, mas isso não atrapalha o julgamento, apenas a própria fundamentação que este magistrado queria dar à sua manifestação (e isso é questão pessoal dele). Talvez o atraso sirva para rever no futuro a regra do regimento do Supremo sobre o pedido de vista, permitindo que, decorridos os 30 dias, o processo volte automaticamente para a pauta, independentemente da vontade do ministro solicitante.

LUIZ AUGUSTO MÓDOLO DE PAULA, procurador do Município de São Paulo
luaump@yahoo.com.br
São Paulo

Esclarecimento

Lendo o Estado de 14/4 (A18), percebi uma imprecisão na reportagem sobre a Igreja Católica que pode levar a uma informação errônea. Diz a matéria que “cinco dioceses fecharam as portas pressionadas pelos custos dos honorários advocatícios”, o que é inverídico, pois nenhuma diocese “fechou” a sua porta. Elas podem ter declarado a falência econômica, mas isso nem de longe equivale a dizer que pararam de trabalhar e até de existir, como dioceses. Essas dioceses, apesar de todos os percalços, continuam trabalhando, seus padres continuam seus ministérios e seus bispos, cada vez mais pastores. O povo jamais deixou de ser atendido e acolhido nessas dioceses.

PADRE JUAREZ PEDRO DE CASTRO, secretário-geral do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo
padrejuarez@gmail.com
São Paulo

Futebol

Justiça feita: quem faz gol de mão não merece ser campeão.

ADALBERTO FAGUNDES
adalfagundes@gmail.com
São Paulo

A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU

B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!

Jeovah de Moura Nunes


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui