Usina de Letras
Usina de Letras
312 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62744 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51133)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTAS DOS LEITORES (12.maio.2008) -- 12/05/2008 - 09:05 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cartas


(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento).


Quantas versões mais?

Que facilidade para fabricar desculpas tem a ministra Dilma Rousseff, no caso do dossiê FHC! Até aqui foram nove. Agora aparece um tal de José Aparecido Nunes Pires, lotado na Casa Civil e apontado como possível mentor de mais esse escândalo do dossiê, entre dezenas de outros produzidos no governo Lula. Como esse cidadão é ligado ao ex-ministro - também conhecido como aloprado do Lula - José Dirceu, a confusão se instala e confunde mais uma vez a cabeça do brasileiro! Até onde essa gente que dirige o País vai continuar embromando o povo? Será que, mesmo com as pesquisas apontando o Lula com uma aprovação da sua gestão altíssima, os ocupantes do Palácio do Planalto não aprendem que respeito é bom e a nossa sociedade merece? Este país não pode ficar suportando tantas mentiras! Vamos parar com essa excrescência de que nunca sabem de nada e nada fizeram! Os mensaleiros estão por aí, ou melhor, no STF. Quais serão as próximas desculpas? O PAC com que o brasileiro sonha é o da ética e dos bons costumes e Lula, pelo jeito, jamais vai construir esta obra...

PAULO PANOSSIAN, paulopanossian@hotmail.com
Santos


A gente já sabia, mas ao depor na comissão no Senado a ministra Dilma confirmou: nem sob tortura ela fala a verdade. Foi uma grande verdade.

MAURO MILER
São Paulo

Vazador do dossiê

Não nos preocupemos! O governo do PT, sabedor da aloprada providência do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, militante petista e assessor de deputados petistas em CPIs, apontado como responsável pelo vazamento do dossiê, mais conhecido como banco de dados, já está negociando a sua volta honrosa ao Tribunal de Contas da União (TCU). José Aparecido quer garantias de que não será prejudicado no TCU, pois, se for pressionado, pode fazer o escândalo chegar à porta da ministra. Pelo currículo do funcionário, já sabemos no que isso vai dar: em nada. O mais curioso: o nome do vazador do dossiê apareceu um dia depois do depoimento da ministra Dilma Rousseff. E a oposição, que sabia da fonte, o que fez? Pagou um mico. Com uma oposição dessas, o governo do PT só pode agradecer a Deus pelos bons ventos que sopram no Planalto. Pobres eleitores, não têm mesmo a quem apelar.

IZABEL AVALLONE,izabelavallone@yahoo.com.br
São Paulo

Estratégia

É curioso como certas pessoas demonstram total desprezo pela inteligência dos comuns, quando se manifestam verbalmente. Diante da possibilidade de ser investigado por recebimento de propina em desvio de recursos do BNDES, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, logo se apressa a alardear inocência, autorizando a quebra de seu sigilo bancário. Ora, se todo desvio oriundo de fraudes fosse parar em contas correntes dos beneficiários, não existiriam dólares nas cuecas, nas mochilas, nas malas e até armários repletos de dinheiro vivo, de origem ilícita. Esses espetáculos grotescos do mundo da corrupção já foram divulgados amplamente pela
mídia nos últimos tempos e são do conhecimento de todos.

FRANCISCO ZARDETTO, fzardetto@uol.com.br
São Paulo

Vamos ver o mesmo filme pela enésima vez: esse deputado Paulinho subiu à tribuna do Congresso, desmentiu energicamente as acusações, vai ser desmascarado e, no máximo em duas semanas, renunciará, para escapar à cassação do mandato. Querem apostar? Em tempo: como pode esse Inocêncio Oliveira ser corregedor de alguma coisa?

RUI BRANDÃO, brandaora@terra.com.br
São Paulo

Santa ignorância...

Que nosso presidente não estudou todo mundo sabe. Agora, aturar as besteiras que ele fala é de doer! Ao dizer em discurso que os índios defendem as fronteiras, discursando sobre a questão da Raposa Serra do Sol, o excelentíssimo afirmou que a Amazônia é nossa desde que aqui Cabral pôs os pés! Ué, o Tratado de Tordesilhas já definia então as fronteiras do Brasil e os bandeirantes nunca existiram? Como se isto não bastasse, disse ainda ser bravata a ameaça estrangeira sobre a região amazônica. Sr. presidente, o Estado de Roraima foi um dos últimos pedaços a fazer parte disto que é o Brasil hoje, exatamente numa disputa com a Inglaterra. A mesma Inglaterra que exigiu que a Raposa Serra do Sol fosse demarcada, no governo FHC, como condição para participar de conferência internacional da ONU que ocorreu no Brasil na época.

RICARDO GASPARINO, ricardo.gasparino@gmail.com
São Paulo

A Pátria!

Lealdade e disciplina são apanágios das Forças Armadas do nosso Brasil. A esse respeito, o Estado publicou expressivo artigo de Luiz Eduardo Rocha Paiva, general da reserva do nosso glorioso Exército (7/5, A2), que explica a situação das faixas de fronteiras, a atuação das famigeradas ONGs (algumas prestam relevantes serviços, mas não todas) e a necessidade de defesa do território brasileiro, hoje assediado de todos os lados. Merece atenção o destaque: “Posição do governo cria condições para a perda de soberania e integridade do País.” Dá a entender que o atual governo (melhor escrever “governo”) está despreocupado com o assunto, de modo que, digo eu, comete crime de responsabilidade, afronta a Constituição (artigo 2.º, inciso III), sem se envergonhar. É tempo de passar a entender que a Pátria está acima de governinhos, de pessoas despreparadas para a função pública. Precisam os jovens e os menos jovens saber, como o sabiam os de antanho, que não se pode viver de costas para a Pátria.

MAX BASILE
São Paulo

Como brasileiro, algo inconformado com o atual estado de coisas em que o País está mergulhado, foi com muita esperança que li o artigo Lealdade e disciplina, do general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva. O autor é de uma clareza e objetividade exemplares. Com o maior espírito ético, limita sua notável análise aos aspectos específicos da ameaça à segurança nacional, devida ao inominável loteamento do território nacional, muitas vezes em extensas áreas contínuas e fronteiriças (como a Raposa Serra do Sol). Quando, a cada dia, se vê que o loteamento assume características de uma assombrosa metástase cancerosa, comprometendo irremediavelmente o futuro do Brasil, fica-se meio desanimado... Hoje é o BNDES que acolhe quadrilheiros em sua instância máxima, o Conselho de Administração; ontem foi o dossiê da casa civil (letras minúsculas); anteontem, o mensalão, etc. Dá para desanimar mesmo. Espero que, num país virgem de lideranças, o brado de alerta do articulista sirva de motivação para uma onda de reação que conduza a nossa Pátria a destino mais decente para os nossos filhos. O pontapé inicial foi brilhantemente dado.

NELSON PENTEADO DE CASTRO, pentecas@uol.com.br
São Paulo

Itaipu-Paraguai

Muito se tem falado ultimamente da revisão do Tratado de Itaipu, após a eleição do novo presidente do Paraguai - e os brasileiros devem estar preocupados, depois do vexame que o País passou com a Bolívia (gás, Petrobrás...). Itaipu tem, apesar de ainda ser a maior hidrelétrica do mundo (até a chinesa Três Gargantas entrar em operação total), dois aspectos muito negativos. O primeiro, a escolha do local, em vez de se ter preservado as maravilhosas Sete Quedas do Guaíra e construído uma usina 100% brasileira, gerando 10 mil megawatts - contra os pareceres da área técnica, esta opção se deveu ao regime militar do Brasil, para uma aproximação com o regime militar paraguaio. O outro, ter duas freqüências diferentes - 50 hertz para o Paraguai e 60 hertz para o Brasil -, decisão de Geisel, por ter ficado irritado com a exigência de cerca de US$ 200 milhões pela conversão da freqüência do Paraguai a 60 hertz, ante um custo estimado em US$ 20 milhões, o que acabou resultando num custo suplementar de cerca US$ 1 bilhão do projeto pela conversão da energia gerada em 50 hertz em corrente contínua e reconversão a 60 hertz! Agora só falta atender às reivindicações de Evo Morales sobre as usinas do Rio Madeira...

JACQUES PENNEWAERT, engenheiro, jacques.pennewaert@terra.com.br
São Paulo



A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU

B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!

Jeovah de Moura Nunes

LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:


MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais

PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais

A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais

BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais

CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais

O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais

PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais

ÉS MULHER ..........................................10 reais

UM MURO EM NOSSAS VIDAS .................10 reais

ENSAIOS ASSÉPTIVOS ........................... 5 reais

SENSAÇÕES (poesias) ........................... 10 reais


Todos estes livros são em forma de e-book

Isto é: virtuais.

ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR

jeovahmnunes@hotmail.com

jeovahmnunes@ig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui