(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento).
Jefferson Péres
Estamos de luto, eu, o Amazonas e todos os brasileiros que admiravam e respeitavam a firmeza e honradez do senador Jefferson Péres. Sua morte é um desfalque na já combalida dignidade do Senado Federal e uma irreparável perda para o Brasil. Oremos! Por ele e por nós...
MARIA LUIZA TERRA CELIDONIO
maltece@uol.com.br
Atibaia
A morte levou o senador Jefferson Péres e, com ele, uma das reservas morais da política brasileira. Muitos políticos o estarão pranteando com lágrimas nos olhos e dizendo palavras grandiosas, sem que tenham escopo
moral para fazê-lo.
LOURENÇO INNOCENTINI NETO
linnocentini@terra.com.br
São Carlos
Jefferson Péres, um gigante na política, nos deixou e dificilmente será substituído tão cedo. Só nos resta rezar para que seu “fantasma”, o fantasma da ética, da moral e dos princípios democráticos, possa vir assombrar e instigar os membros do Congresso, como ele fazia tão bem com sua lógica firme e verbo forte. A saudade fica e também a esperança de que as sementes por ele plantadas possam ainda dar muitos frutos. E que ele, sempre combativo e incansável na defesa de um Brasil melhor, descanse em paz na certeza de que cumpriu sua missão.
SILVANO CORRÊA -
Grupo Por um Brasil Melhor
scorrea@uol.com.br
São Paulo
Há poucos dias o senador Jefferson Péres disse que não agüentava mais e, de fato, não agüentou. E nós, até quando agüentaremos? Saudades, senador.
CARLOS MONTAGNOLI
carlosmontagnoli@uol.com.br
Jundiaí
Políticos honestos, sabemos todos, no Brasil são raridade e, infelizmente, um exemplo de político honesto se foi. Lamentavelmente, ele entrou tarde na política. Tivesse entrado mais cedo, certamen-
te teria dado aos políticos e aos brasileiros uma contribuição muito maior sobre ética, honestidade e conduta pessoal, que serviriam de exemplo da retidão que todos nós devemos ter ao longo da vida.
JOSÉ LUIZ PANTALEO
joseluizpantaleo@uol.com.br
Campinas
Numa entidade em que proliferam o corporativismo, negociatas de toda espécie, trocas de favores, muitos deles escusos, e um em cada três de seus membros tem algum tipo de problema com a Justiça, o senador Jefferson Péres era notória exceção, pois sempre se destacou por sua posição independente, lúcida, inteligente, patriótica e, acima de tudo, honesta. Lamento que, infelizmente, os bons vão primeiro. Fará falta...
PAULO SÉRGIO PECCHIO GONÇALVES
ppecchio@terra.com.br
São Paulo
A Justiça Divina às vezes me surpreende. Retirou da vida pública um dos poucos políticos merecedores do meu respeito. É a depuração às avessas, vai-se um íntegro e fica a maioria corrupta.
MAURO RIBEIRO GAMERO
mrgamero@ajato.com.br
São Paulo
Base aliada...
Como é duro ter de aturar esses aloprados que se intitulam base aliada do governo Lulla defenderem o indefensável. Dá nojo ouvir esses alienados discursarem com claros objetivos de aparecer na mídia e, sobretudo, levar vantagem em todos os trambiques desse desgoverno. Vejam o exemplo dos dólares na cueca e os quase R$ 2 milhões do dossiê Serra, que até hoje a competente Polícia
Federal republicana não disse de onde veio. Agora aparece o Aparecido subestimando a inteligência de todos nós, ao dizer que o dossiê anti-FHC foi enviado por engano. Ora, me engana que eu gosto.
JOSÉ SILVA
js_souza51@yahoo.com.br
Cajamar
Chega de sangria
Lulla, chega de tirar o sangue dos brasileiros! Chorar falta de dinheiro com a arrecadação que vem obtendo é indecoroso ou soa como má intenção. Faça seus pupilos deputados, cordeiríssimos a suas ordens e seus desejos, mesmo os mais estranhos e pouco proveitosos para os brasileiros, aprovarem o que for necessário para a saúde. E diga ao Mantega que não achamos graça nenhuma no tal do cofrinho. Ponha o dinheiro do cofrinho na saúde!
MARIA JOSÉ M. DE ANDRADE JUNQUEIRA
delued@hotmail.com
São Paulo
Venda da Cesp
Conforme noticiado pelo Estadão, o governador José Serra deseja
a renovação das concessões das usinas hidrelétricas da Cesp para tentar novamente vendê-la. Estaria assim recheando seu caixa
e, de forma direta, beneficiando os acionistas privados da empresa. Só por se aventar tal possibilidade, os acionistas particulares da Cesp tiveram um ganho patrimonial de 6% somente na segunda-feira. Os únicos prejudicados com essa manobra seriam os consumidores de energia. Por quê? Pelo simples fato de que os novos proprietários, com a bênção dos nossos políticos, iriam jogar na tarifa o valor dessa compra. Portanto, sob a ótica do consumidor, quanto mais dinheiro o governo do Estado arrecadar com a venda da Cesp, pior será para os consumidores. Um absurdo, mas é isso que vai acontecer. Não é à toa que nossa energia elétrica industrial, não obstante sua origem hídrica, já é a terceira mais cara no mundo, segundo a FGV. Considerando a legislação da “tarifa pelo custo”, vigente na época da construção dessas usinas, elas, por via tarifária, já foram pagas pelos consumidores. Incluir novamente seu custo, ou preço de mercado, como preferem dizer os especialistas setoriais, no “mix tarifário” é uma imoralidade, um roubo. Se a Cesp fosse genuinamente uma estatal, como tantas existentes nos países do Primeiro Mundo, sem a excrescência da mistura de dinheiro público com o privado, aí, sim, ela seria a depositária natural das concessões vencidas, a custo zero, mas não na atual condição de capital misto. É nesse momento que faz falta um poder concedente técnico e independente! O interesse público está em jogo e, se o governo federal não entrar firme ao lado dos contribuintes, que entre, então, o Ministério Público.
NILSON OTÁVIO DE OLIVEIRA
noo@uol.com.br
São Paulo
Assalto ao Sistema S
Li, estarrecido, o artigo O lobo e o cordeiro (16/5, A2), do sr. Abram Szajman, sobre Sesc e Sesi, Senac e Senai, em que faz um alerta e denuncia mais um golpe que o atual (des)governo Lula está preparando para assaltar o cofre dessas entidades, sérias, eficientes e que prestam relevantes serviços
a milhões de trabalhadores há mais de 60 anos. Essas instituições são de longa data reconhecidas por todos, por sua eficiência e seriedade, justamente por serem mantidas e geridas pela iniciativa privada. Pretender apropriar-se da terça parte das arrecadações, aplicadas com rigoroso critério em serviços que beneficiam milhões de trabalhadores do comércio e da indústria, e destiná-la aos cofres do Fundep é inconcebível e revoltante. Chega de mais um órgão dominado por políticos carreiristas, diariamente apontados pela imprensa como corruptos e incompetentes. Até quando devemos suportar tais desmandos?
CARLOS CAPRARA
caprara@uol.com.br
São Paulo
Esclarecimentos
Em relação à carta Propaganda camuflada, da leitora sra. Cléa M. G. Corrêa (21/5), informamos que a Diretoria de Marketing do Ministério do Turismo realizou uma ação de telemarketing, de 16 a 21/5, para promover o programa Viaja Mais Melhor Idade, quando foram disparadas mensagens com informações promocionais para telefones residenciais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal, grandes centros emissores de turistas. As mensagens dizem respeito
exclusivamente ao programa e não citam o nome da ministra.
JOSÉ ROBERTO PEREIRA DE MELLO,
chefe da Assessoria de Comunicação
rosane.garcia@turismo.gov.br
Brasília
Sobre a reportagem Só uma escola pública da capital está entre as
30 melhores de São Paulo e o editorial O retrato do ensino estadual,
a Secretaria de Estado da Educação esclarece que as prefeituras do interior de São Paulo de maneira nenhuma são responsáveis
por financiar a merenda, o transporte ou a reforma de escolas estaduais. Todos esses gastos são arcados pelo governo do Estado.
FLAVIA BRAZ,
Assessoria de Imprensa
flavia.braz@edunet.sp.gov.br
São Paulo
A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU
B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!
Jeovah de Moura Nunes
LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:
MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais
PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais
A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais
BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais
CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais
O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais
PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais
ÉS MULHER ..........................................10 reais