Bem...eu fumo...mas ninguém é perfeito, pois não?
Meu recado irado para os senadores vai abaixo.
Mara
From: Mara Montezuma Assaf <
Date: 2008/5/27
Subject: Bebum pode...fumante não pode!
To: adelmir.santana@senador.gov.br, alfredon@senador.gov.br, antero.barros@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br, bornhausen@senador.gov.br, capi@senador.gov.br, duciomar@senador.gov.br, edison.lobao@senador.gov.br, eduardoazeredo@senador.gov.br, euclydes.mello@senador.gov.br, fatima.cleide@senadora.gov.br, flavioarns@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br, jayme.campo@senador.gov.br, joaopedro@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.com.br, jose.jorge@senador.gov.br, luiz.otavio@senador.gov.br, luiz.pontes@senador.gov.br, mcalixto@senador.gov.br, sergio.zambiazi@senador.gov.br, "eduardo. suplicy" , mercadante , paulopaim , "romero. juca" , "Sen. A. Carlos Valadares" , "Sen. Arthur Virgilio Neto" , "Sen. Cesar Borges" , "Sen. Cristóvam Buarque" , "Sen. Crivella" , "Sen. E. Cafeteira" , "Sen. Fernando Collor" , "Sen. Flexa Ribeiro" , "Sen. Garibaldi Alves" , "Sen. Geraldo Mesquita" , "Sen. Gerson Camata" , "Sen. Gilvam Borges" , "Sen. Heráclito Fortes" , "Sen. J. Peres" , "Sen. J. Tenorio" , "Sen. Jarbas Vasconcelos" , "Sen. Jonas Pinheiro" , "Sen. Jose Agripino" , "Sen. Jose Maranhão" , "Sen. Jose Sarney" , "Sen. Katia Abreu" , "Sen. Leomar Quintanilha" , "Sen. Lucia Vania" , "Sen. Magno Malta" , "Sen. Marco Maciel" , "Sen. Marconi Perillo" , "Sen. Maria do Carmo" , "Sen. Mario Couto" , "Sen. Marisa Serrano" , "Sen. Mozarildo Cavalcanti" , "Sen. Mão Santa" , "Sen. Neuto de Conto" , "Sen. Osmar Dias" , "Sen. Papaleo Paes" , "Sen. Patricia Saboya" , "Sen. Paulo Duque" , "Sen. Pedro Simon" , "Sen. Raimundo Colombo" , "Sen. Renan Calheiros" , "Sen. Romeu Tuma" , "Sen. Roseana sarney" , "Sen. Sergio Guerra" , "Sen. Tasso Jereissati" , "Sen. Valdir Raupp" , "Sen. Valter Pereira" , "sen. Wellington Salgado" , "Sen.Alvaro Dias" , Senador Almeida Lima , Senador Expedito Junior , serys , siba , "tiao. viana"
Senhores Senadores,
Sou fumante e entendo que seria muito melhor se eu não fumasse. Mas fumo e gosto de fumar.
É meu único vício, e um de meus prazeres.
E de uns anos para cá , por causa de meu prazer, estou me sentindo cada vez mais uma cidadã de segunda categoria, apesar de pagar meus impostos como todos os demais bons cidadãos. Relegada à mesa em frente à porta dos banheiros de restaurantes...é o que mereço por fumar.
Mas agora nem isso querem me dar ! Está para ser aprovada uma lei que proibe fumo em todos os lugares fechados. Terei então que fumar na rua? Exposta aos perigos, aos assaltantes que gozam das saídas privilegiadas dos presídios?
É verdade que a ridícula linha imaginária dentro dos recintos não impede que a fumaça do meu cigarrinho se espalhe. Mas se a solução é errada, eu não tenho culpa!
Afinal, ninguém me preserva dentro dos restaurantes da inconveniencia de bebuns, a bebida não é racionada para ninguém e muito menos amantes de um bom vinho são confinados num espaço "especial" para eles. Mesmo que façam esbórnia , mesmo que o ruído de sua excessiva alegria me incomode.
E olhem que a bebida causa males muito maiores tanto para quem bebe em demasia como para quem convive com um alcóolatra ou simplesmente tenha o azar de cruzar no seu caminho. E porque ninguém criminaliza os bebedores ? E nem os produtores de bebidas?
Eu protesto!
Exijo que dentro de restaurantes hajam salas de fumantes e não fumantes.
Que espaço igual em conforto seja destinado a ambos os segmentos.
Que sejamos respeitados tanto quanto os legisladores respeitam os que transitam com drogas ilegais, Afinal, num país tão solidário com os viciados em drogas ( portar drogas nem é mais crime...bom para quem tem horta de maconha em seus quintais!) porque criminalizam e penalizam os fumantes de cigarros feitos de tabaco?
Quero uma solução justa. Quero ser tratada como cidadã que merece respeito!