(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento).
Informação ao jornal o Estado de São Paulo
A respeito de reportagem publicada, na terça-feira (27.05.08), `Minas é 1º em mortes nas federais`, a Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais esclarece:
1 - Minas Gerais é o estado brasileiro com a maior malha viária federal, cerca de 10 mil quilômetros;
2 - O tráfego de Norte a Sul e Leste a Oeste do País necessariamente passa por Minas Gerais;
3 - Durante o feriado de Corpus Christi, este ano, a Polícia Militar de Minas Gerais registrou nas rodovias estaduais e federais delegadas, cerca de 31 mil quilômetros, duas mortes a mais do que no mesmo feriado em 2007, quando ocorreram 15 mortes, embora tenha registrado a redução de 9,37% do número de acidentes e de 17,8% do número de pessoas com ferimentos;
4 - A Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais credita a redução do número de acidentes, mesmo considerando o crescimento da frota, ao aumento do número de operações e às campanhas educativas que vem realizando em todo o Estado;
5 - As principais causas dos acidentes registrados são a imprudência, excesso de velocidade e falta de atenção do motorista.
HUGO TEIXEIRA, superintendente de Imprensa do Governo de Minas adriana.kfoury@governo.mg.gov.br
Belo Horizonte/MG
Bravo, bravo, STF!
O Brasil justo, humano e que acredita na ciência pode orgulhar-se dos ministros do STF que se portaram de forma exemplar na condução do julgamento da questão das células-tronco, desde seu início. Foram convocados especialistas para a necessária orientação técnica a uma decisão imparcial, isenta de preconceitos e de ensinamentos dogmáticos. O que permite a esperança de melhores condições de saúde e qualidade de vida aos que padecem de enfermidades passíveis de tratamento com as novas opções que, certamente, as pesquisas agora liberadas, oferecerão. Parabéns aos nobres juízes que votaram a favor e aos que se opuseram à questão, que venham também usufruir, num futuro que acredito bem próximo, dos progressos que virão.
LUIZ NUSBAUM
lnusbaum@uol.com.br
São Paulo
Células-tronco
Estou abismada com a falta de ética e moral desses senhores insensatos que querem brincar de ser Deus! A medicina já provou, gente conceituada já falou e eles querem continuar a tapar o sol com a peneira! A vida passa para todos e esses embriões que não são considerados “gente” no final serão seus juízes!
MATILDE ROMANO
mati.paula@yahoo.com.br
São Paulo
Se é possível trazer benefícios para a saúde da humanidade por meio da manipulação de células embrionárias, então, é porque Deus permitiu, dando-nos conhecimento e as ferramentas necessárias para tal. Cabe a nós fazer uso desse conhecimento da melhor forma possível.
JORGE THOMAS SCHWARZENBERG
jorge.thomas1@hotmail.com
São Paulo
Metamorfose achacante
É assim que a população que mais paga impostos no mundo deveria chamar esse travesti de CPMF, a Contribuição Social para Saúde (CSS). Até o painel do impostômetro no centro de São Paulo teve de ser aumentado para caber o trilhão. Lula disse há pouco tempo que iria reduzir os impostos no Brasil e, no entanto, agora é o maior entusiasta de mais essa infâmia tributária chamada CSS. E ainda quer que o Congresso assuma a paternidade de mais esse monstro que devora nossa economia todos dias. Ou Lula está mal de memória, ou se esqueceu de que palavra de presidente deve ter seriedade semelhante à dos políticos sérios de antigamente que usavam o fio de bigode como penhor da palavra.
PAULO R. KHERLAKIAN
paulokherlakian@uol.com.br
São Paulo
Quando foi extinta a CPMF logo aumentaram o IOF. Os tomadores de crédito e outras operações financeiras tiveram aumento substancial em suas taxas. Criar a CPMF nova nada mais é que continuar o massacre da já tão sacrificada classe média, enquanto o governo cria cargos novos e abre novas vagas com o dinheiro do contribuinte. Simplesmente descabido e vergonhoso, especialmente diante dos aumentos constantes de arrecadação.
VIRGINIA A. BOCK SION
vickybock@hotmail.com
São Paulo
Srs. parlamentares, não bastam 5 meses e 27 dias para pagar
tributos ao insaciável cofre público? Que tal verificar os gastos
do Congresso, reduzindo os inúmeros benefícios que os cercam? A forma proposta para aprovação, mais uma vez, pune a classe média, que já privatizou a saúde.
ANÍZIO MENUCHI
amenuchi@uol.com.br
Praia Grande
CSS (CPMF camuflada) de 0,1%? Que engodo! Este ano, 0,1%; em 2009, de canetada, passa para 0,38%! Lula desafiou os brasileiros a mostrarem um produto que tenha baixado de preço pelo fim da CPMF. E nós tampouco vimos melhora alguma na saúde pública enquanto vigorou a finada contribuição. Pobre povo brasileiro...
MINORU TAKAHASHI
minorutakahashi@hotmail.com
Maringá (PR)
Projeto mudado
Em relação à matéria Moradores pressionam e desviam alça de viaduto em São Paulo (29/5, C10), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informa que, diante das mudanças realizadas no projeto, das quais ficamos sabendo via imprensa e Ministério Público, está suspensa a análise do projeto e a empresa está convocada a comparecer à secretaria e apresentar a alteração. Nenhuma árvore poderá ser cortada ou sofrer qualquer tipo de manejo antes que a secretaria analise o projeto e emita laudo. A empresa não está autorizada a prosseguir antes de comparecer à secretaria e apresentar o novo projeto.
EDUARDO JORGE,
secretário
São Paulo
Assistência médica
É gratificante para um gestor público ler um editorial como o Atendimento médico rápido (26/5, A3), no qual um jornal com a credibilidade do Estado aponta os avanços para a população obtidos com a implementação dos serviços de assistência médica ambulatorial (AMA) na capital. A abordagem, como sempre idônea e ética, nos estimula a continuar nossa busca pela excelência e qualidade do atendimento oferecido aos paulistanos. Aproveitamos para ressaltar que, no momento, já existem 104 AMAs em funcionamento na cidade, que juntas têm condições de realizar por mês mais de 1 milhão de consultas de urgência sem a necessidade de agendamento. O melhor é que este número será superado nas próximas semanas, quando outras seis unidades serão inauguradas graças ao empenho da Prefeitura e seus parceiros na área da saúde.
JANUARIO MONTONE,
secretário municipal da Saúde
São Paulo
Gibson Barboza e Itaipu
Li com muita atenção e interesse a matéria Guimarães Rosa assessorou generais em conflito com o Paraguai (25/5), que consigna merecido reconhecimento da inteligência, capacidade profissional
e dedicação aos interesses da Nação que caracterizavam o grande diplomata (e insuperável escritor) que foi nosso João Guimarães Rosa. Infelizmente, a qualidade dessa recapitulação ficou, a meu ver, prejudicada pela omissão da corajosa e exitosa atuação do embaixador Mario Gibson Barboza para equacionar, negociar e implementar a solução da complexa controvérsia, que culminaria com o tratado que criou a Itaipu Binacional. (A íntegra desta carta está publicada no Fórum dos Leitores
do portal estadao.com.br.)
JULIA GIBSON BARBOZA
gibson@vetor.com.br
Rio de Janeiro
Justiça espírita
Sobre o editorial O espiritismo nos tribunais (25/5, A3), a comissão provisória coordenadora da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo (AJE-SP) esclarece que a doutrina espírita aceita
o fenômeno mediúnico como fato natural, evidenciado por inúmeros acontecimentos e obras literárias de domínio público, além do consubstanciado por Allan Kardec na obra O Livro dos Médiuns. Quanto ao uso da psicografia como meio de prova, cumpre registrar que o atual sistema jurídico brasileiro não veda o uso de documentos produzidos por psicografias porque faz referência a qualquer documento, em sentido amplo, imperando o livre convencimento do juiz na aceitação da prova. Entretanto, a AJE-SP, por estar em sua fase de estruturação administrativa e legal, não discutiu e não se posicionou sobre a questão relativa à utilização de cartas psicografadas como meio de prova em processos judiciais, ressaltando-se que a entidade não foi fundada para fazer apologia de tal questão, mas a discutirá e a estudará à luz da doutrina espírita e do ordenamento jurídico, como toda e qualquer outra questão polêmica, sempre com o rigor científico, filosófico e moral inerente ao espiritismo, como ocorrerá dia 14, às 14h30, na sede da União das Sociedades Espíritas do Estado, à Rua Dr. Gabriel Piza, 433, São Paulo, quando a AJE-SP promoverá palestras e debates sobre a questão das células-tronco.
TIAGO CINTRA ESSADO,
promotor de Justiça, coordenador da comissão provisória da AJE-SP
julianezu@terra.com.br
Ribeirão Preto
N. da R. - O editorial foi claro e objetivo ao afirmar que a utilização de princípios e métodos de inspiração religiosa na aplicação do direito é incompatível com o Estado laico, pluralista e democrático e com o rigor lógico formal dos códigos e leis, abrindo caminho para a incerteza jurídica e, por conseqüência, para a perda de confiança da sociedade no Judiciário.
FÓRUM DOS LEITORES
A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU
B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!
Jeovah de Moura Nunes
LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:
MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais
PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais
A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais
BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais
CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais
O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais
PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais
ÉS MULHER ..........................................10 reais