Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gaspar/SC;
Aos Srs. Vereadores de Gaspar/SC.
Com surpresa, tomei conhecimento de que está sendo erguido nessa cidade um Conjunto Habitacional que receberá o nome de um desertor do Exército Brasileiro, traidor dos seus juramentos, ladrão e assassino.
Um nome que deveria ser apontado à execração pública por seus crimes será homenageado, dando seu nome a uma iniciativa da Caixa Econômica Federal.
A subserviência aos poderosos do dia e a bajulação, são defeitos de caráter muito pouco condizentes com as tradições do povo catarinense.
Não vou alongar-me dizendo do absurdo de tal homenagem e, muito menos, comentando a personalidade do homenageado, um trânsfuga que sempre se valeu de subterfúgios para, ocultando a sua condição de militante comunista, melhor trair o Exército Brasileiro.
Espero que tal “homenagem” venha a ser cancelada e, ao Conjunto Habitacional em questão, seja dado o nome do Tenente PM Alberto Mendes Junior, covardemente assassinado pelo facínora e seus seguidores.
Atenciosamente,
Osmar José de Barros Ribeiro
Maringá/PR
Obs.: Osmar JB Ribeiro é tenente-coronel R/1 do Exército. Aquele que apóia um facínora como Lamarca, facínora também é! (F.M.)