(estas cartas representam a opinião de várias pessoas espalhadas pelo país. Têm, portanto grande importância nas tendências políticas do momento).
Inflação
A volta da inflação, que prejudica mais o cidadão de menor poder aquisitivo, somente corrobora a flagrante incompetência e o despreparo do governo federal. Enquanto o mundo esteve saudável, o País experimentou um período de aparente bonança. Mas bastou um “espirro” lá fora...
MARCOS JOSÉ DE FREITAS E SILVA
marcosjfreitas@uol.com.br
São Paulo
Estava lendo a reportagem sobre a pesquisa feita pelo IBGE em
relação ao IPCA (11/6) e, se as coisas continuarem desta forma, o brasileiro vai ter de mudar o arroz com feijão de todo dia para algo que esteja acessível no mês.
PRISCILA GALANTE
priscila.galante@yahoo.com.br
Americana
Votação da CSS
Que vergonha a aprovação pela Câmara dessa CSS. Chega de impostos e taxas neste país! O governo que corte custos e reduza seus enormes gastos! Xô, CPMF!
CHRIS VIEIRA
chrisvieira@uol.com.br
São Paulo
Chego à conclusão de que esta Câmara realmente não representa os interesses dos brasileiros. Aprova a recriação da CPMF, imposto cuja paternidade o governo não tem a coragem de assumir.
MAURO RIBEIRO GAMERO
mrgamero@ajato.com.br
São Paulo
Alguém poderia informar à população brasileira como é que Pedro Henry, Vadão Gomes, Valdemar da Costa Neto e José Mentor ainda estão votando na Câmara? Não foram acusados de meter a mão no dinheiro público?
ROMERO EVANDRO CARVALHO
romeroevandro@ig.com.br
Araraquara
“Caríssimos” deputados, simplesmente lamentável a falta de visão dos senhores. A saúde não precisa de mais recursos, e sim ser mais bem gerida. A carga tributária é enorme e o retorno para a população que paga os seus impostos é péssimo. Votem leis que melhorem a gestão, e não que aumentem impostos.
WALDEMAR BRAND NETO
waldemar@wbn.eti.br
Curitiba
Os insanos deputados aprovaram a CSS. Todos sabemos que esse maléfico imposto não será destinado à saúde. Esperamos que o Senado não dê o seu aval e sepulte a mediocridade dos deputados.
AILTON DIAS PEREIRA
ailton7@ig.com.br
Ribeirão Preto
Em nome de milhões de brasileiros que estão cansados de pagar impostos, e sabendo ser o País recordista mundial em tributos, que o que falta para melhorar o atendimento de saúde no Brasil não é dinheiro, e sim administração correta do dinheiro público (R$ 40 bilhões de arrecadação tributária nos dois primeiros bimestres de 2008 é dinheiro para fazer muita coisa se se souber usar, sem roubalheiras e incompetência administrativa com desperdícios, corrupções e mordomias com salários injustos, etc.), peço que os senadores lutem contra a aprovação desse verdadeiro assalto que é a CPMF mudada de nome, agora chamada CSS. O País clama por moralidade e clemência contra tanta exploração. Façam valer o clamor da maioria dos brasileiros. Não deixem ir adiante
esse absurdo de mais um imposto, já que o IOF aumentou tanto para compensar o fim do CPMF. Nós, contribuintes, eleitores e escravos de um regime governamental corrupto e incompetente, pedimos o bom senso de todos os senadores, que devem representar a voz do povo, já que a Câmara dos Deputados não o fez.
REGES CABRAL RODRIGUES
rrodrigues@adecoagro.com
Monte Belo (MG)
Em 1995, quando da criação do IPMF, eu trabalhava na Santa Casa de São Paulo e nos foi passada a informação de que o dinheiro seria destinado à saúde. Durante estes 13 anos os preços dos serviços de apoio e diagnósticos se mantiveram os mesmos - houve um aumento de 30% em janeiro, mas não-linear, ou seja, alguns exames ainda continuam com os mesmos preços e outros aumentaram abaixo desse índice. Então, pergunto: se o dinheiro era para ser investido na saúde, para onde foi? Os procedimentos são os mesmos, não podemos fazer nada mais do que fazíamos 13 anos atrás - se bem que podemos trocar de sexo... Os hospitais são uma lástima, pois não têm como investir em atendimento. Serviços de prevenção médica são terríveis. Portanto, se esta nova taxa for realmente aprovada pelo Senado, estaremos contribuindo somente para mais algum escândalo na área de saúde. Escândalos esses que foram muito comuns nos últimos anos.
RUBENS RIBEIRO JÚNIOR
rubensbio@hotmail.com
São Paulo
Desgoverno
Atualmente estou com muita dúvida sobre quem realmente está governando o nosso querido Brasil: se “movimentos sociais”, se políticos corruptos e interesseiros ou se Lula. Acho é que estão “trabalhando” unidinhos, pois os mensaleiros acabam de dar mais uma rasteira no contribuinte, aprovando a CSS, o MST faz a maior baderna em 13 Estados da Federação e o governo central só se preocupa em se defender das suas trapalhadas e das malfeitorias dos seus pares.
JOSÉ SILVA
js_souza51@yahoo.com.br
Cajamar
A mãe de todos
Notável a prole que vem colecionando a ministra pretensa sucessora. É conhecidamente a mãe do PAC, mas agora surgem outras maternidades: Varig, VarigLog, Anac, e por aí vai.
VICENTE MORATO
vmorato@gmail.com
São Paulo
Resposta sutil
O presidente Lula não nega os fatos mencionados no depoimento da ex-diretora da Anac Denise Abreu. Ele simplesmente diz que o depoimento “foi pífio por não ter sido acompanhado de provas”...
PAULO TENORIO DA ROCHA MARQUES
ptrochamarques@uol.com.br
São Paulo
Lula diz que só Freud explica o depoimento da ex-diretora da Anac. Perguntar não ofende: esse tal de Freud a quem Lula se refere é outro “cumpadre” envolvido no escândalo da VarigLog?
JOSÉ CARLOS ALVES
jc_alves@uol.com.br
São Paulo
Enfim, justiça
A Copa do Brasil é o campeonato de futebol mais democrático do País, pois dá a oportunidade a times modestos (em geral, participantes do Campeonato Brasileiro da Série B) de disputarem a Taça Libertadores. Isto é uma tremenda injustiça, já que equipes da Segunda Divisão - além de tirarem a chance de times grandes - disputarem o torneio mais importante das Américas ofusca o brilho do nosso futebol, não passando da primeira fase do torneio do continente. Foi o que aconteceu com o Esporte Clube Santo André, campeão da Copa do Brasil de 2004, que ganhou do Flamengo a final em pleno Maracanã e na Libertadores do ano seguinte ficou pelo caminho, logo no início da competição. O mesmo ocorreu com o Paulista de Jundiaí, que superou o Fluminense na decisão, ficou com o título da Copa do Brasil de 2005 e sucumbiu na Libertadores de 2006, também na primeira fase. Tudo conspirava para a repetição do fato este ano. Porém se fez justiça. Moral da história: quem disputa a Série B não pode disputar a Taça Libertadores da América.
ADALBERTO FAGUNDES
adalfagundes@gmail.com
São Paulo
Epitáfio e consolo
Após mais uma noite de profunda tristeza, resolvi escrever o epitáfio poético ao meu querido Timão. “Pelo andar da carruagem,/ toda enfeitada de roxo,/ creiam, não é miragem,/ mas sim o cortejo fúnebre/ do malfadado Corinthians/ seguindo, triste e calado,/ ao som de agourentos mochos./ Apenas resta lembrar/ as nossas glórias passadas,/ vertendo funéreas lágrimas,/ roladas pelas saudades!/ E ao seguir do esquife,/ na Segunda Divisão,/ creio que a camisa roxa/ servirá como mortalha/ para a sofrida nação!/ Pax aeterna!” Infelizmente, mais uma vez, adeus, Libertadores.
ROBERTO STAVALE
bobstal@dglnet.com.br
São Paulo
Nunca na história do futebol brasileiro um time da Série B disputou a Copa do Brasil, muito menos a final. Vale como consolo para os fanáticos corintianos.
OLYMPIO FÉLIX DE A. CINTRA NETTO
ofacnt@yahoo.com.br
São Paulo
A MAIOR VERGONHA DO POVO BRASILEIRO É TER CONFIADO NO PT DE LULA, HOJE ROUBANDO PUBLICAMENTE ATRAVÉS DOS CARTÕES CORPORATIVOS. QUEM NÃO ACREDITAR NESTAS MINHAS PALAVRAS ACESSE, POR FAVOR, O SITE: http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU
B R A S I L: "UM PAÍS DE TOLOS"!
Jeovah de Moura Nunes
LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:
MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais
PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais
A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais
BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais
CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais
O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais
PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais
ÉS MULHER ..........................................10 reais