Hoje já é 8 de Setembro. São agora 19.45 hora local. Não ouví nada daqui ou do Brasil sobre a Independência do Brasil. Antes de 2002 (primeira eleição do Lula) o Consulado Brasileiro de Los Angeles dava, gratuitamente, um banquete no famoso bairro de Beverly Hills, na sede dos artistas de cinema de Hollywood e também se via o melhor filme Brasileiro do ano.
O Cônsul Brasileiro (Jorio da Gama), que foi então transferido para ser embaixador na Africa do Sul, era muito meu amigo. Naquele tempo eu recebia religiosamente os artigos da Emérita Professora Maria Lucia de Londrina, Paraná, e os repassava para o Embaixador Jorio da Gama, que mensalmente copiava todos os artigos e mandava por carta (tudo gratuito) a cada familia da Comunidade Brasileira de Los Angeles.
O Jório vivia me convidando para tomar um cafesinho no Consulado que ficava e ainda fica em Beverly Hills. Para mim era uma trabalheira danada, pois o local do Consulado era muito fora de mão para mim. Teve um dia que fui ao Consulado e reparei que na parede havia um quadro de um Chafariz de Ouro Preto, Minas Gerais, com os dizeres embaixo dizendo "Brasil é História" e mais abaixo a tradução para o Inglês dizendo "Brazil is History". Aí eu chamei a atenção do Embaixador Jorio, dizendo que em Inglês pode-se interpretar que o Brasil não existe mais. Aí o Jorio me agradeceu muito e mudou a tradução em Inglês.
Mas, depois que ele saiu (que coincidiu com a vitória do Lula em 2002), tudo acabou: Pediram por carta para eu não enviar mais artigos da Maria Lucia. E também não sou mais convidado pelo Consulado e nem sei se eles ainda celebram o 7 de Setembro como eles costumavam celebrar.
Eloy
Obs.: Mensagem enviada por Eloy Franco, brasileiro-americano resistente na Califórnia, EUA. Maria Lúcia é a socióloga Maria Lúcia Victor Barbosa, professora universitária de Londrina, exímia articulista e escritora (F. Maier).