CARTA ENDEREÇADA AO DIRETOR DE REDAÇÃO DA REVISTA ISTO É
EM RELAÇÃO À MATÉRIA VEICULADA POR ESSA CONCEITUADA REVISTA EM SUA EDIÇÃO 2062, DATADA DE 20 DE MAIO, INTITULADA “A GASTANÇA DOS MILITARES”, O CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO (CCOMSEx) VEM ESCLARECER QUE:
1. O EXÉRCITO REPUDIA A MANEIRA COMO A MATÉRIA FOI APRESENTADA, CONTENDO INSINUAÇÕES E FAZENDO ILAÇÕES SOBRE A SERIEDADE DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE CARTÕES CORPORATIVOS. O JORNALISTA DESCONSIDEROU OS ESCLARECIMENTOS FORNECIDOS POR ESTE CENTRO SOBRE A APLICAÇÃO DOS RECURSOS, LIMITANDO-SE A INCLUIR ALEATORIAMENTE PEQUENOS TRECHOS DAS RESPOSTAS, SEM LIGAÇÃO COM A INDICAÇÃO DADA PELA REPORTAGEM, INDUZINDO O LEITOR A ACREDITAR EM IRREGULARIDADES ADMINISTRATIVAS NO USO DE RECURSOS PÚBLICOS .
2. A INSTITUIÇÃO CONTROLA RIGOROSAMENTE TODOS OS ATOS ADMINISTRATIVOS DE SEUS AGENTES, POR MEIO DOS DIVERSOS INSTRUMENTOS EXISTENTES DENTRO DA PRÓPRIA FORÇA, ALÉM DOS CONTROLES EXTERNOS REALIZADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO . POR OPORTUNO, CABE RESSALTAR QUE ESTE TRIBUNAL ANUALMENTE, POR OCASIÃO DA APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, RECONHECE E DESTACA A LISURA E A PRECISÃO COM QUE O EXÉRCITO BRASILEIRO PRESTA CONTA DE SEUS GASTOS.
3. MATÉRIAS VEICULADAS DESSA MANEIRA, COMO FOI APRESENTADA PELO JORNALISTA, ARRANHAM A IMAGEM DA REVISTA E FEREM O PRINCÍPIO DO COMPROMISSO COM A VERDADE.