Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62750 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51134)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141064)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aberta -- 09/02/2002 - 19:48 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diz-me, em missiva de 5 do corrente, o poeta Miguel Russowsky, de Joaçaba-SC, as preferências quanto ao soneto e à trova. Nas suas próprias palavras: "Me deleito cada vez que leio Velho Tema, de Vicente de Carvalho, assim como sua trova - Abrindo o leque da vela... Orgulhe-se! Todo mundo lhe dá parabens."
De fato, as jangadas sempre me encantaram, desde que me entendo de gente e as ví pela primeira vez. Até tirei um terceiro lugar em concurso de poesias patrocinado pela Prefeitura de São Lourenço-MG, com o soneto Jangada, aí por volta de 1990(pode ser lido em Poesias).
Mas, a trova de que tanto gosta o poeta maior Miguel Russowsky, não foi mandada para nenhum concurso. Escrevi-a quando preparava o nosso boletim A Trova e coloquei-a entre as demais que compunham a edição. Daí, recebí correspondência de Adélia Victória Ferreira-SP, Hildemar de Araújo Costa-BA, Hermoclydes S. Franco-RJ, Helio C.Teixeira-RJ +, Pedro Wilson Rocha-CE + e Albertina Moreira Pedro-RJ + (os três últimos já falecidos), elogiando referida trova, quando dei-me conta de que havia escrito algo fora do comum.
E, se tal aconteceu, foi porque lí e relí mais de uma centena de trovas, recebidas de todo Brasil(inclusive de Portugal), para concurso que a União Brasileira de Trovadores-UBT-Recife promoveu sobre o tema, momento em que substituía a saudosa Presidente Valdeci Camelo e fui coordenador e membro da comissão julgadora do evento; do qual resultou na coletânea "As Mais Belas Trovas sobre JANGADA" - João SCORTECCI Editora - 1994 - São Paulo-SP, em que ela não aparcece, por ter sido feita posteriormente.
Já tive cerca de 40 (quarenta) trovas classificadas em concursos dos mais variados temas, não obstante reclamar de alguns resultados e de minha querida mãe ter passado mais de dez anos com trombose, quando me dediquei, exclusivamente, ao seu cuidado.Também constam trovas minhas em diversas coletâneas e jornais. Mas, só a trova em apreço, sobre jangada, justifica o meu gosto pelo gênero e a satisfação de saber que é consagrada por poetas-trovadores do nível dos mencionados, o que massageia meu ego e faz-me acreditar que vale a pena!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui