MEUS CAROS AMIGOS
NO ÚLTIMO DIA 27 JAN, ÁS 19,30 HORAS, MEU FILHO - TEN CEL PAULO FILHO - ASSUMIU O COMANDO DO 11. RC MEC, EM PONTA PORÃ. FOI INDESCRITÍVEL A MINHA EMOÇÃO, AO VER MEU FILHO Á FRENTE DE UM REGIMENTO DE CAVALARIA DOS MAIS TRADICIONAIS DA NOSSA ARMA. NÃO PODERIA, PORTANTO, DEIXAR DE COMPARTILHAR A MINHA ALEGRIA E VIBRAÇÃO COM MEUS COMPANHEIROS DE TURMA E COM MEUS AMIGOS(AS). A EMOÇÃO FOI AINDA MAIOR POR ELE TER RECEBIDO O COMANDO DO CEL MONTEIRO DE CASTRO, FILHO DO TITO - CAV 64. TITO, MEU QUERIDO AMIGO, E EU, SOMOS CONTEMPORÂNEOS NA AMAN, CURSAMOS JUNTOS A EsAO EM 1976 E FOMOS VIZINHOS. OS GAROTOS - FERNANDO E PAULINHO - COM MENOS DE 10 ANOS - BRINCAVAM JUNTOS. NA ECEME, O TITO FOI MEU PADRINHO. A AMIZADE DAS NOSSAS FAMILIAS JUSTIFICA A EMOÇÃO AO ASSISTIRMOS A PASSAGEM DE COMANDO DOS NOSSOS FILHOS. O CEL SPANGEMBERG - NOSSO TENENTE NA AMAN - E PAI DO TC SPANGEMBERG, QUE ASSUMIRA O 10. RC MEC, DE BELA VISTA, DOIS DIAS ANTES, ESTAVA PRESENTE NA SOLENIDADE. ABAIXO, TRANSCREVO O E-MAIL QUE ENVIEI PARA MEU FILHO ÁS VÉSPERAS DA PASSAGEM DE COMANDO. SÓ A PROFISSÃO MILITAR PROPORCIONA ESSAS ALEGRIAS E ESSES RAROS MOMENTOS.
ABRAÇOS
PAULO ROBERTO - CAV 65
Meu filho
Você me conhece e pode aquilatar o orgulho que estou sentindo por você assumir o comando de uma unidade da nossa Cavalaria: o 11. Regimento de Cavalaria Mecanizado. É o orgulho de seu velho pai, vendo seu filho prestes a cumprir a missão mais nobre de sua carreira militar.
Peço a Deus que o ilumine em todos os momentos, principalmente naqueles em que a decisão é exclusivamente sua. É quando seus subordinados ficam aguardando sua palavra final. Evidentemente ela terá repercussões prós e contras. A decisão é solitária e um dos grandes desafios do comando. Mas fique tranquilo. Você está em condições de decidir - e muito bem - sobre todos os assuntos que necessitem passar pelo processo da decisão.
Não se desgaste. Deixe que seu subcomandante e seu estado-maior equacionem os problemas que a eles competem. Que cheguem a você os assuntos que eles não possam resolver ou os que dependam da sua decisão.
Comande com serenidade. Mantenha o bom humor. Transmita confiança. Busque sempre a perfeição, mas não faça dela uma obrigação.
No momento em que toda a unidade estiver em ebulição, na perspectiva de um exercício, de uma visita, de uma inspeção e até de uma solenidade, você estará em condições, pela sua experiência e liderança, de conduzir seu Regimento para o sucesso.
Esteja sempre presente em todos os momentos. Nas formaturas matinais, nos exercícios, na instrução, nos treinamentos físicos, na manutenção das viaturas, especialmente as blindadas e nos cuidados com os cavalos - elos de nossas tradições.
Participe das missões que o Regimento irá cumprir na fronteira. Acompanhe o planejamento e a execução, e avalie os riscos do engajamento em combate. Mantenha o Comandante da Brigada permanentemente informado.
Acompanhe e exija que a instrução seja bem conduzida. Certifique se seus soldados estão compreendendo e aprendendo. Cuide da segurança e não permita exageros. Acidentes são terríveis acontecimentos para um comandante. Procure sempre evitá-los. Deus estará sempre presente protegendo seu Regimento.
Interesse-se pelo bem estar dos seus subordinados. Procure saber, sempre, como eles estão sendo alimentados, como as refeições estão sendo preparadas, como está a saude de cada um deles. Procure conversar e conhecer as dificuldades pessoais dos seus homens. Assim saberá compreendê-los, conhecerá suas aspirações e preocupações, suas qualidades e defeitos.
Apareça, inopinadamente, de madrugada no quartel, principalmente nas noites frias e chuvosas. Você terá surpresas.
Cuide da família militar. Evite inimizades entre oficiais, praças e suas famílias, principalmente nas vilas militares. Faça confraternizações frequentes, zele pelo ambiente e nunca deixe problemas sem solução. Você é comandante dentro e fora do quartel.
Mantenha bom relacionamento com os civis da cidade e com os do país vizinho. Utilize sua sensibilidade e tato. Processe as informações. Você é um dos nossos soldados do silêncio.
Esta é a melhor e a maior missão de sua vida militar. As outras que virão daqui para a frente, não terão a mesma emoção, o mesmo ineditismo e o mesmo desafio. Aproveite essa oportunidade única. Viva intensamente cada momento do seu comando. Você os lembrará pelo resto de sua vida.
Tenho certeza que você terá sempre o amor e o carinho da Angelita e a compreensão do João Pedro e da Maria Eduarda pelo pai muitas vezes ausente. O Regimento terá prioridade. Divida com eles as suas alegrias e apreensões. Eles serão seus parceiros no cumprimento das missões.
Peço a Deus que o proteja, o ampare e o acompanhe na difícil função do comando. Estou certo que capacidade profissional, preparo para a missão, experiência em missões relevantes e principalmente, qualidades pessoais necessárias para o exercício da função, você possui.
Desejo a você todas as realizações que merece. Que seus subordinados aproveitem a rara oportunidade de ter à frente um homem da sua grandeza - íntegro, decidido, leal, responsável, sensível, honesto, generoso, amigo, e sobretudo um líder - herdeiro das melhores tradições legadas pelo nosso General Osório.
Com todo amor do velho cavalariano, sempre torcendo pelo seu sucesso.
Seu orgulhoso pai
Obs.: O 'orgulhoso pai' é o coronel (da reserva) de cavalaria Paulo Roberto da Silva Gomes, gente finíssima, com quem tive oportunidade de servir, e que hoje está trabalhando no Ministério da Defesa (F. Maier).