MAIS UM DEPOIMENTO...
AS FICHAS ESTÃO CAINDO E A HISTÓRIA SE FAZENDO PRESENTE.
Não fui uma revolucionária, mas conheço, politicamente, os anos 50-60, por ter, como professora de história, muito me interessado pelo período. Não peguei em armas, nem fui a passeatas, tinha somente meus seis anos em 1964. Em 1965 papai comprou o nosso primeiro carro, um fusca, e com a inflação sob controle (e tendo sido criado o Banco Nacional de Habitação) construímos uma casa modesta no nascente bairro da Pituba.
É possível, melhor, provável, que os que combateram armados o regime militar por convicções democráticas ou no intuito de implantar o comunismo no Brasil tenham sofrido mais que puxões de orelha. E é somente neste ponto, o dos desrespeitos à pessoa humana, que estou ao lado da esquerda de hoje.
Porque naqueles anos nasceu o Brasil moderno, cortado por boas estradas, iluminado pelas grandes hidrelétricas e pelo hoje não mais maldito complexo atômico de Angra (que hoje se esgotam em apagões). Centros industriais, portos, a indústria do petróleo, a indústria naval, tudo é legado daquele tempo. Palavras de ordem foram bradadas mas transformadas em realidade: 'integrar para não entregar', nos garantiram a Amazônia e o Centro-oeste.
E sabem, amigos, qual foi o maior programa de inclusão social de todos os tempos? O FUNRURAL. É uma pena que se gaste uma geração para desconstruir uma história por motivos ideológicos, particularmente porque, ir-se-ão mais duas para que a verdade surja límpida. Assim se desconstrói uma nação.
Choro hoje, enquanto escrevo, pelo meu país!
Maria Coelho
Pituba - Salvador - BA
Obs.: Aos leitores que recebem automaticamente os textos postados por mim em Usina de Letras, e que não conseguem abrir os links da relação de títulos, sugiro que acessem o endereço abaixo - http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM (F. Maier).
Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:
PIRACEMA - Nadando contra a corrente
Mídia Sem Máscara
Netsaber
Usina de Letras
Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:
TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA NO BRASIL:
Por Reinaldo Azevedo - Blog da revista Veja
Para conhecer o terrorismo biológico de petistas contra plantações de cacau no Sul da Bahia clique em
http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html
Leia sobre o Movimento Militar de 31 de Março de 1964: O Cruzeiro - 10 de abril de 1964 - Edição extra
Leia sobre os antecedentes do Movimento de 1964 em Guerrilha comunista no Brasil e Apoio de Cuba à luta armada no Brasil: o treinamento guerrilheiro
Leia Julgamentos da Contrarrevolução de 1964 - Rachel de Queiroz, Roberto Marinho, Editorial do JB e Luiz Inácio Lula da Silva
Faça o download do ORVIL - Tentativas de Tomada do Poder: http://www.averdadesufocada.com/images/orvil/orvil_completo.pdf
(já disponível em livro - http://www.editoraschoba.com.br/detalhe-livro.php?id=281)
Ainda:
A nação que se salvou a si mesma
Artigo especial escaneado da Revista Reader's Digest de Novembro de 1964
Clarence W. Hall - Redator do The Reader's Digest
http://www.club33.com.br/v3/us/arquivos/A%20Na%C3%A7%C3%A3o%20Que%20Se%20Salvou%20a%20Si%20Mesma.pdf
Os discursos de celebração da Revolução de 1964
Artigo de Lucileide Costa Cardoso (2011)
http://www.scielo.br/pdf/rbh/v31n62/a08v31n62.pdf
A nação que se salvou a si mesma
Entre Memória e História, a Campanha da Mulher pela Democracia (1962-1974)
Dissertação de Janaina Martins Cordeiro (2008)
http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/6/TDE-2009-03-16T130859Z-1881/Publico/Dissert-2008_CORDEIRO_Janaina_Martins-S.pdf
'Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades' (Benjamin Franklin).
|