Por que existe uma espécie de boom na produção de filmes e séries apocalipticas? É bom que se diga que sempre foram produzidos filmes desse genêro ao longo do tempo. O primeiro longa-metragem que pode ser considerado um genuíno filme-catástrofe foi “Aeroporto”, de 1970.Depois muitos filmes foram produzidos com essa mesma temática apocalíptica como: Planeta dos Macacos (1970, 1971, 1972, 1973, 2001, 2011, 2014), O destino de Poseidon (1972),Tubarão(1975), O dia Seguinte(1983), Independence Day(1996), Titanic(1997),Impacto Profundo(1998), Armageddon(1998), O dia depois de amanhã(2004) e o filme 2012.A terra(ou parte dela) segundo estes filmes é sempre destruída ou por alienígenas, por desastres naturais, por meteoros, por explosões nucleares ou por doenças letais. Algo que também é mostrado nas series de tevê como Walking Dead, Fringe, Supernatural e a nova “The Leftovers”.
O tema fim do mundo ou apocalipse está muito ligado a religião e tem se intensificado com os protestantes que pregam o arrebatemento.Segundo esta fé haverá um dia que Jesus Cristo voltará ao mundo e virá buscar seus fiéis. De acordo com o filme “Deixados para Trás”, o mais famoso desse gênero, Jesus volta silenciosamente e secretamente para arrebatar os verdadeiros crentes. O esoterismo também explora muito este tema e com muitas teorias que de tão vastas muitas vezes se anulam ou então nos confundem Embora algumas ainda mereçam alguma atenção e respeito.
Enfim, retirado o aspecto religioso do tema e analisando seu aspecto psicológico acredito que a humanidade como sociedade e civilização encontra-se meio desnorteada. Por exemplo, não temos certeza se o aquecimento global é mesmo real, existem inúmeras pesquisas cientificas tanto dizendo que sim como que não. E existe também uma espécie de manipulação das massas com o aumento do medo e da insegurança provavelmente para justificar medidas impopulares como a diminuição da liberdade das pessoas. Parece que toda essa fantasia apocalíptica denota que as pessoas se encontram num estado de tal tédio e mal estar que anseiam por qualquer coisa que possa tirá-las, mesmo que de maneira forçosa e violenta desse estado, mesmo que se trate de uma catástrofe, de uma guerra ou hecatombe, uma solução violenta para tirá-las desse insuportável ciclo de vazio intolerável em suas vidas.