Prezado Professor Rivera: outro dia, amigo de muitos anos, mestre em Matemática pela UnB, mandou-me o arquivo acima: "As Belezas da Matemática". Lembrei-me do senhor e fiz esta resposta:
Obrigado, Heronides. Realmente, também na Matemática há muitas maravilhas, e Deus dá ao homem o poder de conhecê-las e desvendar-lhes o mistério.
A propósito, outro dia, meu professor de Desenho do começo da década de 1960, José Jerônymo Ribeiro Rivera, lançou dois livros (tradução de autores franceses). Com ele, recordei, ainda que rapidamente, os tempos escolares. Nós, alunos, semiadolescentes, pouco (ou nada) conhecíamos de figuras geométricas. Ele, mestre criterioso e capaz, deixava-nos boquiabertos com as figuras lindas que expunha no quadro-negro. Todas com regras matemáticas para ser construídas. Nunca fui excelente aluno em sua matéria. Apenas passava com média.
Amigo, que influência o Professor exerceu no jovem estudante: minha filha mais nova é arquiteta, concluiu o curso com 23 anos, fez pós-graduação, mestrado e já trabalha na Câmara Federal. Gosta do que faz (e, modestamente, faz bem).
Quanto a mim, tão só rabisco o absolutamente necessário.
Como sempre digo aos mais próximos: Deus tem sido muito melhor comigo do que eu com Ele. Agradeço-O por ter posto em minha estrada pessoas de tão nobre sentimento, capazes e sensatas como você. Por tudo, parabéns!