Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63299 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10703)
Erótico (13595)
Frases (51824)
Humor (20190)
Infantil (5622)
Infanto Juvenil (4961)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141334)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1967)
Textos Religiosos/Sermões (6365)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->De APRENDIZ usinal a MESTRE usineiro! -- 25/02/2002 - 07:43 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
--- Quem é que na vida, quando se inícia seja no que for, não tem desperto logo em si o desejo de percorrer a escala de valores em face e chegar quanto mais cedo possível ao topo? É óbvio, é legítimo, é lícito e naturalmente meritório, desde que trabalhe bem, o faça com pundonor e demonstre ser honesto e justo na sua acção.

--- Esta esplanada introdução teria critério e crédito há 20 ou 25 anos atrás. Hoje em dia - e escrevo assim - o santo já não se dispõe a dar tão fácilmente o rabo à seringa e vai daí alteraram-se por completo, de alto a baixo, as armas da codícia e luta pela ascensão. Isto, no entanto, não ainda total e contempla felizmente excepções: ai de nós!

--- Há dois meses que me cadastrei na Usina de Letras, entidade a quem estou reconhecido e jamais tocarei em desprestígio ou insulto. Faço-o aqui, no meu país e na empresa aonde trabalho. As instituíções estão muito acima das pessoas que vão passando. Em caso de eventual conflito há muitas atitudes que podem ser tomadas sem ferir a dignidade do espaço que nos dá lugar. Nisso tenho eu feitio fácil para moderadamente retroceder ou avançar.

--- Aqui na Usina tenho aplicado as mesmas tácticas que vou captando e depreendendo das atitudes dos mais experientes e antigos. Volto a afirmar que neste evento, para defender a minha dama e os meus interesses, cabe-me fazer à medida do exemplo. Se os que primeiro criticaram não dão milímetro e prosseguem na mesma, eu, embora magoado com o contrasenso, terei também de prosseguir nessa senda.

--- O meu tempo de aprendiz usinal terminou. Sinto-me já meio-oficial de usina e pretendo alcançar tão só o que trago na alma e estabeleci como meta. Chegado lá tentearei e quitarei com dignidade a situação. Também já não falta muito.
Mas... francamente, chegar a Mestre Usineiro, nunca. Sentir-me-ia bastante mal com semelhante título na cabeça. Para já, desta experiência, a pressão subjugante e os insultos já não me caem tão mal e com mais denodo irei em frente.

--- De resto, quem para fim for suave, tentarei tudo para ser de espuma; quem para mim se mostrar "agressivo" e insultante, aí, pode pois contar com idêntica ou até pior atitude.

--- De olhos semi-vendados a evidência dos factos vai fazendo com que a venda caia por si. Cordeais saudações aos Amigos e princípios de respeito para quem sem fundamento válido me tem sido adverso. Estamos sempre a tempo de lavar a cabeça e fazer boa memória.

----------------- Torre da Guia -----------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui