IMPORTANTÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES DO GENERAL ROCHA PAIVA ACERCA DO INFELIZ DECRETO 8515/2015. TODO PATRIOTA DEVE LER E REPASSAR!
Caros amigos,
A Presidente da República promulgou o Decreto em pauta, pelo qual delega ao Ministro da Defesa uma série de competências. O Decreto retirou dos Cmt de Forças a prerrogativa para decidir sobre vários atos, assumidas por delegação após a criação do MD e extinção dos Ministérios Militares, consequentemente dos cargos de ministros militares.
É um reforço à autoridade do cargo de Min Def, cargo político por natureza que, agora, poderá tentar interferir em diversos processos relativos aos temas contemplados no Decreto, usando critérios políticos.
Por outro lado, é uma "porteira aberta" para, no futuro, ampliar essa prerrogativa e interferir, também, nos processos de nomeação de Cmt Unidades e de promoção de oficiais.
Até hoje, o que se tem visto é a paulatina perda de poder dos Cmt Forças e o seu contínuo afastamento do núcleo decisório do governo, com prejuízo da influência das FA na expressão política do poder nacional (não me refiro à política partidária, que não é nossa área). Esse afastamento traz prejuízo, também, à defesa nacional, sempre relegada a segundo plano, com o aumento do hiato de poder militar entre o Brasil e os países com economia semelhante à nossa.
Um abraço do RP.
|