A opinião de uma pessoa é a manifestação da sua maneira de pensar, trata-se do exercício de um julgamento pessoal sobre um determinado assunto. Já querer ter razão sobre algo tem origem no âmago individualista do ser humano. E é comum a confusão entre expressar uma opinião e querer ter sempre razão. Não existe nada mais democrático e igualitário do que poder expressar e defender um ponto de vista. E o respeito a esse direito em qualquer ambiente é comprovação ou não de sua civilidade.
Nem sempre ter a razão é algo necessário. A pessoa mais segura e confiante não é aquela que parece sair ganhando numa discussão, mas aquele que consegue olhar além e ver que é bobagem criar uma briga e um desentendimento apenas porque as opiniões são divergentes. Não precisamos concordar em tudo e até mesmo podemos não concordar em absolutamente nada, porém podemos chegar à conclusão juntos que ter opinião é mais importante do que ter razão.
Opinião é algo que deve ser flexível e que pode mudar de acordo com as circunstâncias, com o surgimento de outros fatos ou ideais.