Araras, SP, 11 de julho de 2023.
À Ouvidoria da FHO/UNIARARAS
Prezados(as) Senhores(as),
Acabo de concluir a leitura, online, da “FÁBRICA DE SONHOS: HISTÓRIA DA FHO DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS”, publicado pela FHO neste seu cinquentenário (05 de julho de 1973-2023) e lançado oficialmente na sexta-feira dia 23/06/2023, no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”, porém, unicamente, só noticiado pelo Opinião Jornal em 01/07/2023.
Permitam-me observar, muito brevemente, indo direto ao ponto que mais me chamou a atenção e que até me embaraçou, considerando que estamos no século XXI. Vamos lá?
Nos capítulos 13 e 14, entendo que mais do que valorizar a história da Fundação Hermínio Ometto e o progresso de Araras com ela, o editor enveredou para um caminho totalmente sem nenhuma importância, o qual sofreu, tudo indica, interferência baseada em recalques. É de se lamentar, muito profundamente, que haja inserido teorias do século XIX, já muito bem estudadas e demonstradas, além de nomes de pessoas de pouca ou nenhuma importância ao convívio da FHO e ararense, aliás, sem um mínimo de valia para tão importante festa.
Enfim, este livro que tinha tudo para se tornar uma verdadeira e grande obra, sobre um evento ararense ímpar e ser marcado pelos mais ricos aplausos de historicidade, se reduziu, em parte, a um conto de fadas, o maculando com narrativas ligadas a crendices e superstições. Que pena!
O visionário Hermínio e sua esposa Dona Duse (como vimos, austeros inimigos da mentira), devem estar se revirando em seus túmulos, na Capela de São João Batista, Usina São João. Muito triste.
Obrigado pela atenção,
Luiz Roberto Turatti.
Ao longo do livro “FÁBRICA DE SONHOS: HISTÓRIA DA FHO DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS”, nomes e palavras relacionadas ao espiritismo mais vezes ditas:
Allan Kardec 05
Anuário espírita 10
Bezerra de Menezes 09
Centro espírita 04
Chico (de Xavier) 10
Chico Xavier 04
Doutrina (espírita) 17
Espírita 99
Espíritas 13
Espiritismo 07
Espírito (de espiritismo) 11
Evangelho (espírita) 02
Francisco Cândido Xavier 04
Grupo Espírita Sayão 05
Grupo espírita 02
Hippolyte Léon Denizard Rivail 01
Médium (de espiritismo) 14
Mensagem (espírita) 03
Psicografada 01
Sanatório Espírita 01
Sanatório Sayão 24
Sanatório 101
Universidade espírita 24
Xavier (de Chico) 08
Além de outras, provavelmente.
“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”
LUIZ ROBERTO TURATTI
(https://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=TURATTI).
|