Em primeiro lugar, agradeço muito o que você disse sobre as minhas poesias!
Quanto ao meu artigo "Luz X Trevas", o reli depois dos seus comentários, e gostei ainda mais dele!
Li também o seu ensaio "Bergman e os rituais de passagem", em que você também menciona a entrevista de Christiane Torloni. Que interessante, não? Abordamos o mesmo assunto, cada um com a sua própria e característica visão individual.
Assisti ao filme de Bergman, "O Sétimo Selo", citado por você, que, diga-se de passagem, é uma beleza de filme, não só sob o ponto de vista estético (aquela cena final, que mostra apenas as silhuetas dos que são levados pela morte no alto da colina é muito bela, entre tantas outras cenas, filmadas em preto e branco), mas pelo argumento (o diálogo por você citado entre o cavaleiro e a morte, por exemplo), a direção, a interpretação dos atores e atrizes "bergmanianos", e o conteúdo dramático contrastando com cenas de pureza e lirismo (como as da família que se salvou, por exemplo).
Você analisa com muita profundidade os "rituais de passagem", tão valorizados por aquelas sociedades consideradas primitivas e arcaicas, como as dos nossos próprios indígenas, por exemplo, para não ir muito longe, mas que conservam a sua "sabedoria milenar" intacta, ao contrário de nós, os chamados "civilizados".
Mas, como você tão bem observa, nós passamos também, embora inconscientes disso, por diversos "rituais de passagem" ao longo das nossas vidas. Cada emprego, no qual se entra ou se sai, a adolescência, o casamento, a separação, a criação dos filhos, a doença, as perdas em suas diversas formas, os novos desafios (como o do cavaleiro enfrentando a morte em um jogo de xadrez, no qual está em jogo a sua própria vida - contra uma morte embusteira/um padre embusteiro - nada é muito claro nas nossas vidas...), e, finalmente, a grande e inevitável transição final, tão incompreendida por nós, mas, tão importante quanto o nosso nascimento. Gostei demais da sua abordagem, que me fez pensar muito.
Um forte abraço amigo,
Abilio
Usina de Letras - Contato do Leitor
Mensagem referente ao texto Luz x Trevas - Artigos.
Abilio,
Você não imagina como fiquei feliz com a sua
carta!... Gostei muito de proporcionar aos
usineiros a releitura de suas poesias. Elas são
impregnadas de sinceridade e simbolismo, o que
as tornam extremamente enriquecedoras.
Aprecio demais o seu artigo " Luz X Trevas "...
Quando o li pela primeira vez, admirei o fato
de você ter explorado o tema por vários prismas,
concedendo-lhe uma complexidade maravilhosa.Achei
engraçado o fato de mencionarmos a entrevista de
Christiane Torloni em nossos escritos. Gostaria
que você lesse o meu ensaio " Bergman e os rituais
de passagem "... De certa forma, também trata do
medo das trevas: a introversão e o recolhimento
sendo tão abominados no mundo atual.