Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62423 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22547)

Discursos (3240)

Ensaios - (10461)

Erótico (13578)

Frases (50823)

Humor (20078)

Infantil (5493)

Infanto Juvenil (4817)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140878)

Redação (3322)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6241)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Por trás do pacifismo de ocasião -- 28/01/2003 - 21:13 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Paulo Leite - MÍDIA SEM MÁSCARA
Por trás do pacifismo de ocasião

Eles se escondem atrás de uma retórica anti-guerra. Querem apenas evitar a morte de iraquianos inocentes. Mas, por trás dos protestos pela paz, se esconde uma agenda bastante clara: trazer de volta o que muita gente julgava uma ideologia fracassada desde a queda da União Soviética, empurrada à bancarrota pelo ex-presidente Ronald Reagan.

O movimento, na verdade, é anti-livre iniciativa, anti-democracia, anti-liberdade. Poucas pessoas são mais ativas nesse movimento que Ramsey Clark, fundador do Centro para a Ação Internacional (AIC), e Attorney-General (equivalente ao Ministro da Justiça) dos Estados Unidos na administração Lyndon Johnson. Um norte-americano que odeia os Estados Unidos, é descrito por um ex-colega como "um homem bom, que perdeu os parafusos há pelo menos uns 28 anos.

O Centro para a Ação Internacional de Ramsey Clark é, na verdade, um pouco menos suspeita para o Partido Mundial dos Trabalhadores, organização trotskista que - segundo seu na "luta por uma sociedade socialista, onde a riqueza é propriedade social e a produção é planejada para satisfazer as necessidades humanas. Isto é também o que trabalhadores ao redor do mundo, de Cuba à China, se esforçam por alcançar. A organização ANSWER (sigla que significa "Agir agora para parar a guerra e acabar com o racismo"), promotora de vários protestos contra a guerra, também é uma frente não só para o Centro para a Ação Internacional e o Partido Mundial dos Trabalhadores, mas para uma longa lista de organizações de extrema-esquerda em todo o mundo.

Só como parêntese, é interessante notar que o pai do Ramsey Clark hoje denuncia o interesse pelo petróleo iraquiano como o motivo para a guerra fazia "lobby" para produtores de petróleo do Texas, antes de ser nomeado Attorney-General pelo presidente Truman. Tom Clark enfrentou escândalo após escândalo, sendo inclusive acusado de receber dinheiro da Máfia. Truman admitiu que nomear Clark "foi provavelmente meu maior erro. Não é que ele seja má pessoa, é que ele é um filho da puta ignorante.

Outra curiosidade: quando Ramsey Clark era Ministro da Justiça, em 1968, mandou processar o médico Benjamin por defender a queima dos cartões de convocação militar por parte dos jovens que eram contra a guerra do Vietnã. Na revista New Republic, em 1991, o jornalista John B. Judis contou que durante a campanha presidencial de 1968, Clark gritou para um bando de manifestantes anti-guerra que eles deveriam ir se queixar em Hanói, e não em Washington.

Talvez por ter sido apontado (justa ou injustamente) como um dos responsáveis pela derrota dos Democratas para Richard Nixon, Ramsey Clark deu uma guinada total para a esquerda. Como advogado, começou a defender desertores das Forças Armadas, Panteras Negras e ooutros radicais. Em 1980, no auge da crise gerada pelo sequestro de um grupo de americanos em Teerã (mantidos como reféns por 444 dias), Clark foi a Teerã para promover um debate chamado "Os Crimes da América". Ele se encontrou com ditadores como Muamar Kadafi e Slobodan Milosevic, e defendeu inclusive o Pastor Elizaphan Mtakirutimana, acusado de genocídio em Rwanda. Com um currículo desses, não é de estranhar que Ramsey Clark esteja agora defendendo o "impeachment" de George W. Bush, um presidente cuja visão para os Estados Unidos é a de um país forte econômica e politicamente.

Numa entrevista à obscura revista The Sun, Clark observou: "Veja as pessoas que admiramos neste país, os Rockefellers, Bill Gates e Donald Trumps. Como pode uma pessoa moral acumular um bilhão de dólares quando há 10 milhões de crianças morrendo de fome a cada ano? Isso é o melhor que você pode arranjar para fazer com o seu tempo?

O mundo continua cheio de gente que acredita poder guiar nossas vidas melhor que nós mesmos. Essa gente sabe que hoje em dia teria poucaschances políticas se revelasse abertamente a ideologia que defende. Por isso é preciso examinar com cuidado os cordeiros que nos aparecem pela frente, porque sempre pode haver um lobo por baixo.

Dia 28 de janeiro de 2003 Perguntas sobre Cuba. Fala, alcir
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui