Uma pessoa especial merece uma coisa especial; as cartas são, sobre vários aspectos, especiais por natureza. Lhe entreguei o abaixo transcrito um dia desses.
Niterói, 5 de Fevereiro de 2003.
Olha Adriana,
Eu não posso me considerar uma daquelas pessoas muito simpáticas a estranhos, e coisa e tal... não me revelo para pessoas que não conheço ou quando não as conheço bem; mas com você foi diferente.
Foi diferente porque desde quando te olhei a primeira vez, indo para o mercado num dia de domingo, vi luz em seus olhos e dei-me o direito de agir de forma diferente da que estou acostumado; você me viu, então, como eu sou.
Dentre todas as coisas legais que proporcionou-me, digo sem medo de errar que deixar com que passasse o aniversário junto a você foi a mais agradável de todas elas. Foi muito bom verificar que naquele dia tão especial queria contar com minha companhia; nesse dia passou de minha “conhecida” para que te considerasse minha “amiga”.
Sei que há tanto risco em acreditar demais como em acreditar de menos, e por isso resolvi acreditar em você e a trouxe para dentro de minha casa e não me arrependi. Afinal, acho que, assim como eu, você não conta tudo que sabe e não acredita em tudo que ouve; e O homem é aquilo em que acredita.
As coisas mais difíceis de se ver são as que estão debaixo de nossos olhos, e a ver feliz no dia de seu aniversário foi muito legal.
Duvidar de tudo é como acreditar em tudo. São posições igualmente perigosas. Ambas nos dispensam de refletir. Acredito que confiança é o que sentimos ao acreditar em uma pessoa, mesmo certos de que mentiríamos em seu lugar e a confiança é contagiosa; assim como falta de confiança.
Falham igualmente os que ouvem o conselho de ninguém e os que ouvem o conselho de todo mundo. Gostaria que você Acreditasse em suas crenças e duvidasse de suas dúvidas, pois a confiança não pode ser conquistada em um dia.
Além disso, eu sempre prefiro acreditar o melhor de todas as pessoas - isso evita muitos problemas!! Até porque o homem que confia em outros homens cometerá menores erros do que os que os desconfiam deles, disse uma vez um escritor chamado Cavour.
Quando se tem dúvidas a respeito do que se deve fazer, basta imaginar que se pode morrer no fim do dia. Então todas as dúvidas desaparecem, e se pode ver com clareza o que lhe diz a consciência, e qual seja seu verdadeiro desejo pessoal. Não tenho dúvidas que você é uma pessoa legal e por isso gosto de você como você é. De vez em quando é preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo, esscreveu certa vez Paulo Coelho . Afinal, já diz o ditado É melhor arrepender-se do que fez, do que arrepender-se do que não fez!!!
Sabe Dri, quando você não sabe o que quer, você certamente termina num lugar em que não gostaria de estar. Sei que fui feliz nos dias que passamos juntos. Até a praia de Icaraí eu fui!!! Fazia uns 5 anos que não entrava lá... E foi legal, porque estava com você.
Acredito que Felicidade e alegria contribuem para uma vida mais saudável. Os tristes nem sempre morrem cedo, mas sua qualidade de vida é pior do que a dos alegres. Você é alegre, como eu. Nem sempre o somos, bem sei, mas os tristes dizem que os ventos gemem, os alegres acham que cantam. Os ventos cantam para nós quando estamos juntos.
As pessoas são bastante parecidas. O caso é que nossas diferenças são mais suscetíveis de definição do que nossas semelhanças, e é por isso que o que diferencia uma pessoa de outra é o seu imaginário, a interpretação que dá aos fatos da vida. O instinto na mulher, eqüivale à perspicácia nos grandes homens, acredito.
Ainda não tenho seu presente, só essas lembranças e essa carta, pra te dizer que gosto de você e agradecer, novamente,m a honra de passar com você o aniversário que disse-me ser um dos mais legais.
Queria ainda dizer-lhe para continuar do seu jeito, honesta e responsável para com seus filhos; achei muito legal você e Charlene estarem se preocupando com as crianças de manhã, depois daquela noitada.
O fato de você trabalhar aí na Amaral não me diz nada, afinal, a conheci e não ligo para o que falam ou deixam de falar. Sempre achei que para uma grande parte, realidade é qualquer coisa que as pessoas que estão por perto concordem que seja.
A maior coisa do mundo é saber como ser você mesmo. Há apenas um sucesso - ser capaz de viver a sua vida da sua maneira.
As circunstancias são as regras dos tolos; eles não são mais do que instrumentos dos espertos.
O que os homens chamam de amizade nada mais é do que uma aliança, uma conciliação de interesses recíprocos, uma troca de favores. Amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por esse mundo, barganhando ajudas, ainda que seja para fazer injustiça aos demais; A amizade é precisamente o amor mais puro que há na terra.
A dor pode acontecer sozinha, mas para ter todo o valor da alegria, você tem que ter alguém para compartilhar. E está certo quem diz que o amigo certo se conhece numa situação incerta. Será que se marcássemos aquele dia, o do seu aniversário, seria tão legal?
Assim Dri, queria dizer que você é uma pessoa muito especial, de quem gosto muito.