Carta ao Poeta Daniel Fiúza:
Recebi com satisfação o seu livro; desculpe a demora em responder, dizendo algo sobre. È que faleceu um irmão, de 72 anos com avc e aí desliguei-me por uns dias das literatices. Que Deus o tenha!
Seu livro “Poemas de Amor e Paixão” – quase uma centena de poemas recheados de amor: a temática central deste apaixonado livro. É um respirar de paixão sensual e erotismo em alta voltagem.
Em estilo variado, há poemas rimados e livres. Desta feita não é o cordelista; é o poeta erudito que fala do amor-paixão numa apologia vibrante à sensualidade, ao erotismo nu e cru. Qual Eros gritando ao mundo de carne e osso, o imperativo dos prazeres humanos.
Poemas eróticos se alternam a poemas que falam do amor romântico. À mesma mulher ou a mulheres diferentes?... Isto é foro íntimo...Em ambas as modalidades o poeta diz com intensidade, em campo semântico harmonioso.
Todas as composições poéticas do livro trazem a marca do seu estilo próprio, inconfundível. Apesar do amor erótico sensual sobrepujar nos poemas, o romântico também – às vezes até se integram.
Não obstante, a meu ver, seus melhores poemas, neste livro: Como o Mar; Nau da Vida; O Prelúdio de um Condenado; Perdidos; Silêncio Mortal; Silêncio: Sinfonia de Mulher; Sonho e Lirismo; Te Amo Tanto, Meu Grande Amor e Um Homem e Uma Mulher -são mais representativos do amor romântico e do próprio existencialismo filosófico do ser.
O Daniel Fiúza é um poeta nato. Dizendo tudo que quer expressar – jorra autenticidade e beleza, no texto poético!-
Amigo poeta: Desculpe-me breves e mal traçadas linhas. Parabéns e meu fraterno abraço maria do socorro cardoso xavier.